Flávia Fernandes

CONHEÇA O INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - IFC CAMBORIÚ

Por Flávia Fernandes

O IFC subsidia as ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e integra a ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis da vida humana e no desenvolvimento da capacidade de investigação científica, essencial à construção da autonomia intelectual e participação cidadã. O IFC tem como missão proporcionar educação profissional, atuando no ensino, pesquisa e extensão, comprometida com a formação cidadã, a inclusão social, a inovação e o desenvolvimento regional. E visa ser referência nacional em educação profissional, científica e tecnológica, para o mundo do trabalho, por meio da formação cidadã. 

O acompanhamento aos estudantes no IFC é fomentado pela Política de Atendimento aos Discentes, com estratégias para acesso, permanência e êxito na aprendizagem. Inúmeras atividades e programas compõem a Política de Atendimento aos Discentes ofertadas conforme particularidades dos campi: a) Programa de Assistência Estudantil (PAE); b) Moradia Estudantil; c) Auxílio financeiro como incentivo à participação de estudantes em eventos e visitas técnicas de natureza acadêmica, científica, tecnológica, cultural e esportiva; d) Alimentação Escolar; e) Cultura, Esporte e Lazer; f) Organização e Movimentos Estudantis; g) Inclusão e Diversidade; h) Atendimento Educacional Especializado; i) Permanência e Êxito.

O IFC possui atualmente 15 campi, distribuídos nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira, e a Reitoria, instalada na cidade de Blumenau, conforme demonstrado na figura abaixo:

O IFC Campus Camboriú possui aproximadamente 2.900 alunos e mais de 240 servidores (entre professores e técnicos). Atualmente oferta-se 4 cursos de ensino técnico integrado ao médio: Técnico em Agropecuária, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Hospedagem, Técnico em Informática. 3 cursos subsequentes: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Defesa Civil, Técnico em Transações Imobiliárias. 3 pós-graduações: Pós-graduação em Educação, Pós-graduação em Gestão e Negócios, Pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia. 6 cursos superiores: Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Negócios Imobiliários. 01 Mestrado acadêmico em Educação. PROEJA: Agroindústria e Agente de observação em Segurança que estão com matrícula abertas até dia 10/02/2020. Diversos cursos rápidos para qualificação profissional: Agente de proteção e defesa civil, Educação e cultura para paz, Cuidador de idosos inscrições até 14/02, Ilustração mangá, Libras básico, Suporte básico nas situações de urgências e emergências, Vendedor especializado em serviços imobiliários, Visual merchandising estratégico, Desenhista de Moda (inscrições até 11/02).

Atualmente está na Direção do Campus a Professora Sirlei de Fátima Albino (Diretora-geral) e a Professora Maria Olandina Machado (Diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão). Venha conhecer o IFC e saber como as atividades aqui são desenvolvidas! Venha fazer parte de uma instituição pública, federal, social e referenciada! Venha fazer parte da maior rede de ensino público do país e sinta-se em casa!



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina