Linha Legal

A importância de respeitar as Leis de Trânsito!

Por Cacildo Cardoso Filho

No Brasil temos velhos dizeres que nos deixam tristes e impotentes no que diz respeito as punições no trânsito. Como por exemplo, "Brasil país da impunidade", "No final acaba tudo em pizza", ou seja, dando a perceber de que contrariar a lei seria a regra.

Só quem já foi vítima ou perdeu alguém em um acidente sabe do que estou falando. Quando eu era criança, tínhamos um armário de cor verde, que corriqueiramente chamávamos de "tajer", (expressão dada a antigos móveis), onde fazia parte da nossa cozinha, com um adesivo colado no seu vidro que nunca vou esquecer a frase: "Não faça de seu carro uma arma"...a vítima pode ser você! E isso logicamente me chamava muito atenção.

 Como também nos áureos tempos de escola, onde me recordo muito bem de uma redação que fiz para a disciplina de português, com a professora Maria Onete, onde eu narrava o seguinte: Jovens arruaceiros de uma pequena cidade, resolveram beber em uma festinha e ao voltarem desta, começaram a depredar coisas na rua, como telefone público e placas de trânsito, momento em que um dos jovens, participante desta arruaça, arranca uma placa de esquina que informava parada obrigatória, jogando-a no chão e seguindo cada um para suas casas. Passados algumas horas, estes jovens recebem a notícia de que havia acontecido um grave acidente, onde um motorista de fora, que não conhecia a cidade havia passado direto na esquina, local onde a placa de advertência de parada havia sido arrancada, colidindo em outro veículo deixando mortos e feridos, que no final das contas era pai daquele garoto que havia quebrado a placa! Imaginem só, que na 7ª série, eu já escrevia crônicas sobre trânsito, "risos".

Devemos ter ciência que não é novidade para ninguém que o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo. A Organização Mundial da Saúde, colocou o Brasil na liderança negativa entre os países da América do Sul, com maior números de mortes na região, ficando em 5º lugar.

 Conforme o Ministério da Saúde, cerca de 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em acidentes de trânsito e outras 200 mil ficam feridas nessas ocorrências.

As principais causas são: Falta de atenção ao dirigir, velocidade incompatível com a via, ingestão de álcool, desobediência à sinalização, ultrapassagens indevidas.

"Infelizmente, nós ainda temos alguns cidadãos que insistem em descumprir a legislação. Mas, com o trabalho do Detran, principalmente no que diz respeito à educação de trânsito e ao aumento do efetivo nas ruas, irá com certeza reduzir o número de acidentes, dando mais fluidez ao trânsito, garantindo à todo cidadão o direito ao trânsito seguro". E você, já está fazendo a sua parte?



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina