Linha Legal

Câmeras que flagram motoristas usando o celular podem chegar ao Brasil

Por Cacildo Cardoso Filho

Já é batido este tema do uso de celular ao dirigir veículos, porém insisto em levantar este assunto pois acidentes podem ser evitados se cada condutor tomar consciência que fazer uso do aparelho, seja manuseando em fala ou navegando nas redes sociais é ilegal e pode gerar acidentes irreparáveis. 

 É comum nos dias de hoje nos depararmos com monitoramento visual através de câmeras em diversas situações, tais como, radares, lombadas eletrônicas e totens, aferidos para detectarem infrações como excesso de velocidade e avanço de semáforo vermelho.

Na Austrália, um sistema de monitoramento já em uso, detecta quando o motorista está usando o celular ao volante. Tecnologia, que conta com 45 câmeras de alta definição e infravermelho, podendo rastrear tanto em radares móveis, quanto fixos, dia e noite.

Um software munido de inteligência artificial detecta automaticamente os casos em que o motorista possa estar utilizando o celular, onde as imagens selecionadas são verificadas por uma equipe autorizada que decide ou não pela notificação do condutor. As demais imagens são descartadas em 1 hora sem que ninguém as veja. A expectativa do governo australiano é que, com o novo equipamento, o número de mortes nas vias do país seja reduzido em 30% nos próximos 2 anos.

 Uso de celular é a 3ª maior causa de mortes de trânsito no Brasil

Falar ao volante aumenta em 400% risco de acidentes de trânsito, mas mesmo assim, vemos como uma das cenas mais comuns, motoristas utilizando os celulares com a maior naturalidade enquanto dirigem seus carros, que além de ilegal é extremamente perigoso. Segundo dados da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), essa atitude é a terceira maior causa de mortes no trânsito no país, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente. Isto se dá pela falta de atenção causado pelo uso do aparelho enquanto dirige.

O Detran, informa que qualquer que seja a motivação, o uso do celular deve ser evitado, pois aumenta as chances de o motorista se envolver em acidentes de trânsito. Para se ter uma ideia da gravidade da questão, esse percentual elevado é comparável ao perigo de dirigir sob o efeito de álcool.

Estudo realizado pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), revelou que alguns motoristas chegam a ficar entre 4 e 5 segundos sem prestar atenção na via enquanto manuseiam o celular. Isso equivale, segundo o estudo, a percorrer uma distância de 12 carros populares enfileirados com os olhos completamente fechados se o condutor estiver trafegando a uma velocidade de 80 km/h.

Responder a uma mensagem no whatsapp é ainda mais perigoso, pois estima-se que o tempo gasto para tal, pode variar entre 12 e 23 segundos, o que equivaleria a percorrer uma distância de um campo de futebol com os olhos vendados ou fechados.

No Brasil há um estudo para que se possa punir os infratores através destas câmeras, porém existe uma gama de obstáculos que ainda devem ser estudados. Enquanto isso, vamos ser sensatos e preservarmos nossas vidas e vidas alheias não usando o celular ao dirigir.



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina