Linha Legal

Certos cuidados ao anunciar seu veículo em sites de vendas

Por Cacildo Cardoso Filho

Como funciona o golpe, tanto no mercado livre ou OLX! 

Geralmente após você anunciar seu veículo nos sites de venda, os estelionatários ficam lhe monitorando e em seguida entram em contato com você se mostrando interessados no bem anunciado. Após te tomarem todas as informações, como, endereço seu, foto do documento do carro/moto e outros dados importantes, comunicam de que você pode retirar o anuncio que o bem será comprado por ele(a).

Neste meio tempo, roubam seu anuncio, como fotos e todos os dados e anunciam no mesmo site, só que desta vez com o telefone do meliante no anuncio e preço muito abaixo do que o dono pedia inicialmente. Após essa conversa "fiada", muito embora para as vítimas parece ser real, pedem para que você fique no aguardo que: ou um funcionário, ou um parente do "estelionatário", vai ver seu veículo.

Você, vitima, crente que já está praticamente fechado o negócio e já com o anuncio retirado, fica na expectativa de vender seu bem e aguarda o suposto parente ou empregado do estelionatário te visitar. Pois bem, as vezes este cidadão que te visita também é vítima, pois viu o anuncio, achou barato e entrou em contato, só que ligou para o bandido. Este último, ludibria e aliena ambos, para que não falem de preço e não comentem nada que não seja o que ele combinou, assim fica ele manipulando tanto o vendedor quanto o comprador a ponto de pegar a fraqueza de um deles, ou seja do futuro comprador e pedir para que este deposite um sinal ou o valor total para garantir a compra.

Ai entra o golpe! Pois nem vendedor e nem comprador falam de preço, isto porque nas conversas, o estelionatário, convence o comprador que o bem será seu naquele preço baixinho e para o vendedor alerta-o de que receberá o preço original, aquele que havia anunciado no começo. Ambos se encontram e fecham negócio, comprador deposita o dinheiro em uma conta orientado pelo meliante e vendedor aguarda que após este tramite terá o dinheiro depositado em sua conta.

Final da conversa! Vendedor não recebe nada e comprador deposita a grana em conta de "laranja", aguardando poder levar o bem embora, porém após muita espera da compensação, observam que caíram em uma cilada, pois ao se perguntarem uns aos outros que preço estavam a negociar é que descobrem a treta. Algumas vítimas ainda entregam o veículo ao comprador, outros não, e chamam a polícia.

Não preencham DUT, recibo de compra e venda para o nome de ninguém antes terem certeza que receberam o dinheiro, à vista, ou mesmo que depositado, mas esperando realmente estar o saldo na conta. E em hipótese alguma façam procurações para estranhos aguardado o dinheiro entrar na conta, pois muitas das vezes apresentam comprovantes, mas é de envelope vazio. Fica a dica!




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina