Linha Legal

CNH E DOCUMENTO DE VEICULO (CRLV) NA VERSÃO DIGITAL

Por Cacildo Cardoso Filho

Caros proprietários de veículos e habilitados! Chegou a hora de nos adaptarmos a informatização e digitalização. Sei que muitas pessoas não tem acesso ao sistema por desconhecerem e não estarem habituados. Já outras, nunca nem ligaram um computador, principalmente idosos que vivenciaram uma outra era, época em que não existia internet.

Porém agora temos que acompanhar a tecnologia e fazermos valer este sistema oferecido que muito irá desafogar nosso Detran, delegacias, Ciretran, Demutran entre outras repartições estatais responsáveis pelo trânsito, documentação e burocratização.

Vejamos o que o Detran/SC fala: O CRLV Digital é a versão eletrônica do documento do veículo. Está disponível, juntamente à CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório.

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter acesso à versão digital, o proprietário deve fazer o download gratuito do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store, preenchendo os dados do usuário, Renavam e o código de segurança impresso no documento físico. O veículo deve estar com a documentação em dia. O documento digital não está disponível para veículos cadastrados em nome de pessoa jurídica.

O CRLV digital poderá ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo sem acesso à internet e pode ser compartilhado com até cinco pessoas. Também é possível ter mais de um CRLV eletrônico no mesmo smartphone.

A versão digital é um recurso a mais para o usuário, porém a expedição do CRLV físico continua obrigatória, conforme a Resolução 744/Contran/2018, que alterou o artigo 3º da Resolução 720/Contran/2017.

  O CRLV Digital estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário e, para ser adicionado, exige a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui.

No entanto, é possível que o documento em arquivo pdf com QR Code e assinatura digital seja exportado e compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo.

Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito, pois o documento eletrônico possui todos os requisitos de segurança de validade da original, servindo como uma cópia autenticada em cartório. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo. 

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran. Para obter basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na App Store ou Google Play e seguir passo a passo o cadastro. 

Fonte: detran/sc.gov


linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina