Linha Legal

Educação no trânsito nas escolas como disciplina

por Cacildo Cardoso FIlho

Em cada desfile de 7 de setembro, vemos diversos temas serem apresentados por alunos das escolas de diferentes redes, como: saúde, esporte, meio ambiente, educação, etc. Porém é raro ser divulgado o tema de "trânsito", por não fazer parte do currículo do pré-escolar e muito menos dos outros níveis nas escolas, razão que manifesto aqui a fazer uma reivindicação sobre um tema tão importante.

Todos nós andamos a pé, de carro, de moto, pedalamos e diante disto somos todos um só corpo quando colocamos os pés para fora de casa. Pedestres, ciclistas e motoristas, devem se respeitar, obedecendo a legislação, pois leis foram criadas para serem cumpridas.

Na rede municipal de ensino não vislumbro campanhas ou projetos de orientação e educação no trânsito, mas vejo empresas privadas como por exemplo a "Auto Pista" encabeçando projetos e trazendo para as escolas, sendo que esta última é que deveria prover através da secretaria da educação.

Observo que no Brasil somos carentes deste ensinamento, onde países desenvolvidos já ensinam na infância e demonstram que todos ali serão um dia motoristas ou pedestres.

Mesmo sem dirigir, crianças costumam ser transportadas indo ou vindo da escola pelo menos 2 vezes por dia, fora outros deslocamentos como, consultas ao médico, dentista, futebol, natação e compras, tirando os lazeres de final de semana.

 A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.

Isso faria com que os alunos pudessem aprender mais cedo como: significado das cores e das placas, do semáforo, da faixa de pedestres, locais de riscos para brincadeiras de skate, patinetes, bicicletas e bolas, visitar autoescolas, uso do transporte público, transporte não poluente, incentivar o uso de bicicletas, atitudes solidárias em situações ocorridas no trânsito, habilidades à segurança do pedestre, entrevistas com agentes de trânsito, montarem maquetes para identificarem visualmente o trânsito de forma lúdica, texto informativo sobre comportamentos dos pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas.

O objetivo da educação no trânsito é de formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro. Só assim poderiam ter acesso bem mais cedo a legislação e não deixar para aprender nos bancos de uma autoescola aos 18 anos de idade.

Por isso muitas das vezes por falta de experiência, acontecem tragédias irreparáveis, como acidentes e mortes, pois o aprendizado na educação infantil, faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina