Linha Segurança

A segurança familiar na volta às aulas

Por Tiago Teixeira Ghilardi

O clima de volta às aulas já pode ser sentido nas papelarias de toda a cidade. Os pais, inclusive eu, veem seu rico dinheirinho voando, investido em cadernos mais caros, pois têm estampado um dos personagens do Angry Birds em suas capas.

Essa época não é só de preparação do material escolar e uniformes, mas também de atenção às regras de segurança da família. Aqui vão algumas dicas:

? Trânsito - É o primeiro aspecto a ser considerado pelos pais:

o Não há nada pior que um pai (mãe) folgado no trânsito. Sabe aquele que quer parar em frente a escola e deixar o carro em cima da pista de rolamento enquanto busca o seu filho? Que tipo de exemplo estará dando ao pequeno? Exercite-se! Estacione mais longe e vá a pé. Na volta, aproveite pra perguntar como foi o dia de estudos e bater um bom papo com ele.

o Respeite as leis de trânsito em geral, principalmente próximo a escolas. Dê a preferência aos pedestres, respeite as placas de sinalização e diminua a velocidade. Lembre-se, crianças podem surgir correndo de qualquer lugar, por isso ande devagar para atenuar os riscos de atropelamento e dê um bom exemplo ao seu filho.

? Segurança pessoal - Se você não puder levar seu pequeno à escola, ou se ele já tem uma idade adequada para ir sozinho, converse antes sobre o comportamento que ele deve adotar nas mais diferentes situações:

o Caso seja abordado por um estranho, não aceitar doces, dinheiro ou presentes de ninguém, nem conversar, ainda que saiba seu nome. Em hipótese nenhuma entrar em veículos desconhecidos, mesmo que argumente que foi mandado pelos pais. Caso ocorra um destes casos, oriente a procurar imediatamente alguém da escola ou vocês (pais ou responsáveis), além da polícia militar.

o Ensine-o a atravessar na faixa de pedestres, embora tenha que andar um pouquinho mais.

o Faça com que seu filho vá até à escola acompanhado por amigos e/ou familiares e nunca faça o trajeto manuseando celulares, ou outros equipamentos. Isso pode chamar a atenção de pessoas mal intencionadas aumentando o risco de roubo.

? Educação - Ensine seu filho a ser educado:

o Ensine-o a respeitar o professor e os colegas. Diga que é necessário entender as diferenças e ajudar quem tem mais dificuldade.

o Não estimule a violência.

o Incentive os estudos e a prática de esportes.

o Acompanhe a vida escolar, participe das reuniões com diretores e professores, isso é extraordinário para demonstrar a ele a importância da escola na construção do futuro cidadão.

Não esqueça de dizer que o policial militar é um amigo sempre à disposição e que em caso de emergência poderá discar 190. Siga estas dicas e tenha um excelente retorno às aulas!


linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina