Linha Segurança

Segurança no carnaval

por Tiago Teixeira Ghilardi

Aproxima-se o feriado do carnaval, época em que foliões vão às ruas festejar e famílias pegam a estrada para viajar. É sempre prudente ficar atento aos aspectos de segurança, tanto nas festas quanto nas estradas. 

Se for viajar, verifique as condições do seu veículo, tais como parte mecânica, freios, sistema de iluminação e pneus; regularize seus documentos de porte obrigatório, evitando desta forma situações desagradáveis no seu passeio; muito cuidado, principalmente no período noturno, quando transitarem por rodovias onde há trechos com grande movimento de pessoas circulando sobre os acostamentos, como também com trânsito intenso de bicicletas e motocicletas.

Outras dicas pra sua viagem ser ainda mais tranquila:

  • Quando for dirigir não beba; se beber não dirija.
  • "Dirija com atenção e segurança", pois a imprudência é apontada como uma das principais causas de acidentes de Trânsito.
  • O uso do cinto de segurança nas estradas é uma lei a seu favor, usando o cinto do segurança, a possibilidade de você ser uma vítima fatal em um possível acidente de trânsito diminui em 80%. "Aperte o cinto e dirija com segurança".
  • Mantenha distância de segurança entre seu veículo e o que segue a sua frente, você não pode prever a reação do outro motorista.
  • É obrigatório o uso do farol baixo, mesmo durante o dia, em todas as Rodovias;
  • Ultrapasse com segurança. Evitar acidentes também depende de você.
  • Não insista em dirigir quando estiver com sono ou fadiga, a atenção e os reflexos são fundamentais para uma condução segura.

Se você for cair na folia evite bebidas alcoólicas em excesso, pois nosso senso de direção, segurança, controle emocional e físico ficam afetados com o álcool no sangue; avise seus familiares sobre os locais de destino - se for na mesma cidade, informe o clube ou o local da festa, não importa sua idade; tenha na sua agenda de celular contatos de parentes próximos que podem lhe ajudar, bem como dos serviços de emergências (190 - PMSC; 193 Bombeiros, etc.); ande sempre com amigos próximos, de confiança e parceria, pois isso impede muitas situações complicadas; evite provocações. Se for provocado, não reaja fisicamente, ligue para o 190 informando o fato, o local e as características dos envolvidos; guarde bem seus pertences, evitando mostrar aparelhos de telefonia, cartões de crédito e dinheiro em espécie; evite comprar abadás, ingressos e entradas diversas de sites que não são seguros. Faça as compras das entradas nos eventos em locais apropriados e seguros e com antecedência.

Aproveite com segurança e responsabilidade seguindo essas dicas. Bom carnaval!



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina