Linha Segurança

Sem Pânico

Por Tiago Teixeira Ghilardi

Neste momento de excepcionalidade, o que devemos fazer é zelar pelo cumprimento do Decreto nº515, de 17 de março de 2020. Proteger as pessoas é a prioridade neste período. As forças de segurança estão empenhadas nisso. Porém, é necessário a colaboração de todos.

A polícia militar orienta todos os cidadãos de Santa Catarina que:

- Primeiramente, NÃO ENTRE EM PÂNICO. Alguns estabelecimentos comerciais têm se tornado cenário de discussões e disputas por produtos de higiene utilizados para a prevenção do contágio. Tenha calma, respeite o próximo e não cause tumultos.

- Não espalhe Fake News. As informações falsas reforçam a sensação de insegurança nas pessoas. Quando for divulgar algo, certifique-se de que o conteúdo é verdadeiro. O site do Ministério da Saúde possui informações confiáveis. Na dúvida sobre a fonte ou o conteúdo, não repasse.

- Cuidado com os aproveitadores. Nos últimos dias, anúncios com propagandas enganosas de produtos que serviriam como proteção completa contra o Coronavírus estão circulando pela internet. Até o fechamento dessa matéria ainda não há vacina específica para prevenir a contaminação contra o coronavírus. Exercer o curandeirismo é crime tipificado no Código Penal Brasileiro, com pena de seis meses a dois anos de detenção.

Sobre as modalidades de transporte coletivo:

- Transporte Interestadual de passageiros: Os ônibus que realizam este tipo de serviço podem seguir livremente pelo território catarinense, porém, está proibido o embarque e desembarque de passageiros, já que os terminais de passageiros também estão fechados.

- Transporte Intermunicipal e Municipal: Estas modalidades estão suspensas por 7 dias, portanto, proibidas durante o período.

- Transporte de funcionários realizados pela indústria e empresas de abastecimento: Estes transportes estão permitidos, visando não interromper a cadeia de abastecimento de insumos básicos à população.

Além disso, as fronteiras dos estados não estão fechadas. A circulação de caminhões para o abastecimento das cidades permanece normal. Os automóveis também podem circular.

No mais, é permanecer em casa e contar com os profissionais de saúde e de segurança que trabalham arriscando suas vidas para garantir a preservação da sua.


linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina