Mudança de Hábito

150 minutos milagrosos

por André Pereira Fiilho

Converso muito com as pessoas sobre hábitos que proporcionam qualidade de vida, alimentação saudável e pratica de exercícios físicos, a maioria delas conta que sente a necessidade de se exercitar, mas não consegue por falta de tempo. E realmente essa falta de tempo é evidente no dia a dia dessas pessoas. Mesmo trabalhando em horário comercial flexível, a rotina de trabalho se torna tão extenuante que o tempo livre fica exclusivamente para deitar no sofá e simplesmente descansar.  

Mas saiba que para ter uma vida saudável, não precisamos passar horas carregando pesos na academia. Na coluna desta semana, entenda que é fácil investir na saúde com pouco tempo disponível e deixar o seu dia muito mais produtivo. Antes de tudo, vamos definir o que é atividade física, exercício físico e aptidão física. Você sabe qual a diferença?

Atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pela contração dos músculos e que resulte em aumento substancial das necessidades calóricas sobre o gasto energético em repouso. Exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais planejados, estruturados e repetitivos realizados para melhorar ou manter um ou mais componentes da aptidão física. Aptidão física é um conjunto de atributos ou características que um a pessoa tem ou alcança e que se relaciona com a sua habilidade de realizar uma atividade física, geralmente separadas em duas categorias:

Relacionadas com saúde: Endurence cardiorrespiratório: transporte de oxigênio eficaz durante atividade física; Composição corporal: Índice de massa magra ou gorda; Força muscular: habilidade do músculo para vencer alguma resistência; Endurence muscular; capacidade de o músculo trabalhar sem fadigar; Flexibilidade: amplitude de movimento máximo de uma articulação. Relacionados com a habilidade: Agilidade, coordenação, equilíbrio, potência (habilidade com que a pessoa pode realizar um trabalho), tempo de reação (tempo decorrido entre o estímulo e o início da reação a ele) e rapidez.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), juntamente com o Controle de doenças dos EUA (equivalente ao ministério da saúde). Define que para obter benefícios para a manutenção da aptidão física, são necessários mínimos 150 minutos de atividade ou exercícios moderados e/ou vigorosos por semana. Em uma conta rápida, dá a média 30 minutos de atividade diária contando cinco dias por semana.

Vale de tudo quando a atividade ou exercício é realizado com intensidade, uma corrida ou pedalada logo pela manhã ou fim de tarde, ou treino rápido e intenso na academia é suficiente para preencher a sua carga semanal de exercícios sem perder tempo para outras atividades tornando o dia mais produtivo.

Acompanhe as próximas colunas para saber como é possível treinar com pouco e obter muito!




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