Conheça os primeiros sintomas de gravidez, mesmo antes do atraso da menstruação!

Rogério Tolardo
Rogério Tolardo é Farmacêutico / Consultor de Negócios, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Univali, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV

Para muitas mulheres, a possibilidade de estar grávida é o tão esperado sonho se tornando realidade e os primeiros sinais podem surgir mesmo antes do atraso da menstruação, ficar atenta aos sutis sintomas pode ser um bom estímulo para procurar realizar os testes que confirmem as suspeitas da gravidez.

Por vezes os sintomas da gravidez, mesmo com atraso do ciclo menstrual, podem ser confundidos com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Independente dos sintomas que a mulher possa estar sentindo, a melhor forma de confirmar a gravidez é realizando um teste comprado nas farmácias ou através do teste de laboratório, no qual, normalmente se tem um resultado rápido e confiável. No entanto, mesmo nestes testes o resultado não é 100% preciso e por vezes, dependendo do tempo do atraso do ciclo, é necessário repetir o teste para a confirmação.  

Quais são os primeiros sintomas da gravidez? 

Mamas Sensíveis com Inchaço e Dor 

O aumento da sensibilidade e inchaço das mamas podem ser um dos primeiros sintomas percebidos na gravidez, além da sensibilidade e inchaço, pode-se notar também um escurecimento da aréola, devido a um aumento do fluxo sanguíneo na região. Surgem normalmente após duas ou três semanas após a fecundação, por vezes, um simples toque ou vestir uma roupa pode causar incômodo, isso se deve a atuação de hormônios que estão estimulando as glândulas mamárias e preparando a mulher para amamentação.  

Corrimento Vaginal com Coloração Roseada 

O sangramento vaginal com uma coloração cor-de-rosa e de pouco fluxo, costuma ser discreto aos sintomas que duram até três dias com leve cólica abdominal, nem todas as mulheres reconhecem como um sintoma de gravidez porque costuma ocorrer próximo à época menstrual, no entanto, este sintoma não pode ser menosprezado.  

Sentindo Cansaço e Sono Excessivo 

O cansaço pode ser percebido já nas duas primeiras semanas de gravidez, muito se deve a esse cansaço repentino às alterações hormonais, principalmente por conta do hormônio Progesterona. Há ainda, uma diminuição do açúcar presente no sangue que faz com que aumente a sensação de cansaço. 

Enjoos e Vômitos 

Muitas mulheres não sentem com tanta frequência os enjoos e vômitos, no entanto, os enjoos podem acontecer logo pela manhã. Normalmente surgem após a sexta semana de gestação, entretanto, existem mulheres que percebem os sintomas já na quarta ou quinta semana de gestação, podendo perdurar por toda a gravidez. 

Em alguns casos, a intensidade com que os enjoos acontecem são tão fortes que muitas mulheres não conseguem se alimentar e uma intervenção médica é necessária para uso de medicamentos indicados neste período, nunca se automedique. 

Barriga Inchada e Cólicas 

A barriga incha, normalmente acompanhadas de cólicas. Esses sintomas podem ocorrer por volta das sete semanas da gestação, especialmente na parte debaixo do umbigo e, é causada por fortes alterações da região pélvica devido ao aumento do fluxo sanguíneo e adaptação do crescimento uterino. O fato do feto ser muito pequeno para conseguir expandir o útero faz com que a barriga incha na preparação do corpo para suportar o crescimento uterino.  

Eliminação de Gases 

Muitas mulheres sentem, já nas primeiras semanas de gravidez um aumento dos gases intestinais, um desconforto para muitas mulheres que estão em horário de trabalho. 

Variações Repentinas de Humor 

Logo que se inicia a gravidez, por volta da segunda semana, a mulher pode perceber por influência dos hormônios variações bruscas de humor, variações de choros e sorrisos que eram incomuns antes da gravidez, esta situação pode perdurar por toda extensão da gravidez. 

Atraso do Ciclo Menstrual 

O atraso no ciclo menstrual para a maioria das mulheres não é algo comum e por esta razão ele acaba sendo um dos primeiros sintomas de gravidez e, deve ser visto com olhos atentos para indicar a hora de realizar o teste. A mulher pode fazer o teste normalmente já no primeiro dia do atraso menstrual, normalmente 14 dias após a ovulação. 

Todavia, muitas mulheres não reconhecem o atraso menstrual ou possuem ciclos irregulares. Vale ressaltar que o atraso da menstruação pode se dar por vários outros motivos que não somente pela gravidez, entre estresse, alguns tipos de infecções, mudança brusca de peso, troca de anticoncepcional, entre outros.   

Quando Fazer o Teste de Gravidez? 

Pode ser realizado o teste comprado em farmácia já no primeiro dia do atraso menstrual. Caso o resultado for negativo, pode-se realizar outro teste em até cinco dias.Se ainda assim a menstruação permanecer atrasada, pode-se fazer um novo teste de sangue em laboratório de análises clínicas para diagnosticar com mais precisão a gravidez. O teste de laboratório demonstra a quantidade do hormônio Beta HCG produzido durante a gestação.

No entanto, se mesmo passados 15 dias do atraso da menstruação e o teste de farmácia der negativo, uma consulta com ginecologista deve ser agendada afim de identificar a causa do atraso menstrual.  

E Se o Teste Der Positivo? 

Quando fizer o teste de farmácia e der positivo, é recomendado realizar outro teste de laboratório para confirmar as suspeitas de gravidez. Quando o teste de laboratório também apresentar resultado positivo, parabéns, você está grávida! Assim que possível agende uma consulta com ginecologista para iniciar o pré-natal, visando proporcionar todos os cuidados necessários para uma gravidez tranquila e feliz. 




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina