Mudança de Hábito

Corra e divirta-se ao mesmo tempo!

Por André Pereira Filho

Acordar as 04:00 da manhã não é fácil; acordar as 04:00 da manhã para praticar atividade física é menos ainda; acordar as 04:00 da manhã num domingo para correr 21k sem parar é quase que impossível, mas não para mim!  

Neste último final de semana, no dia 24, participei da 15° Meia Maratona Internacional de Florianópolis. Realizada na beira mar norte da ilha da magia, a prova contou com mais de 6 mil corredores cheios de alegria e disposição.

Geralmente as provas são divididas em categorias por distância, essa que participei por exemplo, era dividida em 5k, 10k e 21k. Algo que me chamou muito atenção é que dos 6 mil inscritos, metade era mulher, fiquei muito orgulhoso em saber que as mulheres são muito fortes e destemidas em participar deste tipo de desafio. E desses 6 mil inscritos, a metade estava correndo na distância de 21k.

Participar de provas de corrida rústica exige muita preparação, não basta calçar um tênis se inscrever e sair correndo. Antes disso, uma rotina de treino consistente é mais do que importante pois a ideia inicial de correr uma prova assim é a diversão sem desconforto.

Nós atletas amadores não representamos marcas e patrocinadores, sempre comento que somos livres, não carregamos nenhuma responsabilidade em levar o nome de ninguém para o pódio, a nossa única responsabilidade é a auto superação, e a diversão e também chegar inteiro em casa para trabalhar na semana seguinte.

Mas para isso acontecer de forma sadia segue algumas dicas:

Comece na academia, um trabalho de base para fortalecimento das suas articulações é extremamente importante;

Alterne os treinos de fortalecimento muscular com os dias de corrida, no primeiro momento é importante fortalecer mais do que correr;

Estipule uma distância para ser a sua meta, 3k, 5k...

Dentro dessa meta alterne entre corrida e caminhada para ganho de resistência.

Siga treinando na distancia estipulada até conseguir completá-la sem precisar caminhar.

E uma dica que vale ouro! Conhecer o seu corpo é a parte mais importante! O ritmo de prova é muito diferente do ritmo de treinamento, só percebemos isso quando estamos no meio do fervo. Saber como o seu corpo reage a qualquer tipo de estímulo é importante para dosar a intensidade na hora certa durante a corrida sem chegar total exaustão. Existem várias assessorias esportivas que realizam trabalhos de treinamento para corredores iniciantes. Nela você recebe uma planilha de treinamento sob medida para os seus objetivos respeitando as suas limitações. Assim é possível alcançar qualquer meta de forma segura, sem o risco de adquirir alguma lesão indesejável. Treine certo e o mais importante: Divirta-se!




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