Mudança de Hábito

CrossFit

por André Pereira Fiilho

Clean & Jerk, Snatch, Squat, Deadlift, Push-Press, Wod... Na coluna desta semana não teremos aula de inglês, mas sim vamos conhecer esta modalidade esportiva que cresce cada vez mais entre atletas profissionais e amadores, que desafia, apaixona e vicia quem o pratica. Nas próximas linhas conheça um pouco do que é o CrossFit.

O CrossFit é um programa de força e condicionamento físico que basicamente parte do principal eixo funcional do corpo humano, o centro do corpo (core), região que abrange o abdômen, lombar, quadril e quadríceps (coxa). Não se trata de um programa de condicionamento especializado, mas sim um método que amplia a competência dos domínios do condicionamento físico (citados na coluna anterior). A ideia inicial do Crossfit é preparar o indivíduo para realizar qualquer tipo de tarefa física que exija força e resistência cardiovascular, ou seja, uma pessoa que desenvolve muito a sua força, certamente não terá capacidade aeróbia para suportar uma corrida e vice-e-versa. Esse tipo de condicionamento físico é exigido para integrantes da força militar, bombeiros e esportes que exijam uma completa habilidade física total.

Diferente dos treinamentos tradicionais como a musculação, que trabalha com movimentos isolados, o C.F abrange movimentos multiarticulares funcionais e exercícios cardiovasculares de baixa, média e alta intensidade com curta ou longa duração.

Uma aula de Crossfit dura em média 50 minutos dividido em três blocos:

Aquecimento, normalmente feito em circuito, mesclando de dois a três exercícios como pular corda, agachamento e algum exercício isométrico.

Trabalho de força, ou exercícios para aprimorar técnicas de levantamento de pesos como o levantamento olímpico.

E o "W.O.D" Work of day (trabalho do dia), um circuito de exercícios que variam entre calistenia (utilizando o peso corporal), exercícios com pesos e atividade aeróbia, como o remo ou corrida realizado individualmente ou em duplas.

Os resultados dos treinos são protocolados em um quadro que fica exposto na área de treinamento o que torna mais desafiante incentivando o aluno a se superar cada vez mais.

A convite de alguns amigos, faz algumas semanas que venho praticando o Crossfit, no @balneariocf sob a experiente supervisão do coach e atleta @mfdallastra e @hirt_nathan. Confesso que ao mesmo tempo que é desafiante, o esporte é apaixonante. Faz muito tempo que não sentia aquela dor tardia do pós-treino durante a semana. O efeito na forma e no condicionamento físico é evidente já nas primeiras semanas e complementa muito no rendimento das minhas corridas de rua e na bike.

O Crossfit pode ser praticado com o esporte por si só, ou como fortalecimento para a complemento de outras modalidades esportivas, por se tratar de um programa de exercícios que abrange todas as vias metabólicas em um único treino. Qualquer pessoa poder realizar um treinar C.F. Durante a aula os exercícios são adaptados conforme as necessidades e limitações do aluno. As aulas são coletivas, extenuantes e divertidas, quando você menos percebe o treino já acabou e você não espera a hora do próximo treino chegar.



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina