Mudança de Hábito

Fortaleça a sua consciência corporal!

Por André Pereira Filho

Todos nós corredores, atletas amadores de qualquer tipo de esporte ou até mesmo na academia, já sentimos dificuldade de executar algum tipo de movimento que parece simples. Ou na hora da prova ou do treino perdemos a força entes do final, chegando a sua máxima exaustão se perguntando: Porque isso aconteceu? 

Saiba que quando acontece isso, está na hora de você treinar a sua consciência corporal.

Mas o que é a tal da consciência corporal?

Consciência corporal, é a capacidade que temos de perceber, de forma profunda e completa o nosso corpo e da forma como ele se comporta. Também diz respeito a entender a realização de movimentos com precisão, a forma como se relaciona com o ambiente e os limites que o corpo suporta em determinadas situações.

Des do nascimento até a vida adulta, somos de certa forma guiados para dar importância a mente, na escola, na vida acadêmica ou no mercado de trabalho a exigência pela informação é tão grande que esquecemos da relação de lidar como próprio corpo. Esse "esquecimento" na vida adulta tem o seu preço, e na hora que você mais precisa, ele não irá funcionar bem.

A experiencia eu tive com esta negligencia aconteceu nas últimas duas provas que participei agora em dezembro. Cometi a mesma falta durante a hidratação.

Meia Maratona resolvi não levar a suplementação e correr apenas como café da manhã. No 18° sucumbi ao desgaste e corri com a força do psicológico. E na segunda prova resolvi trocar o gel por alimentação solida. Em uma situação de prova, por causa da forte e constante contração abdominal, é impossível você se alimentar de algo sólido, podendo até mesmo passar mal durante a corrida.

Nessas duas situações percebi que não posso de forma alguma mudar um plano que já deu certo anteriormente, e que nunca devo testar algo novo em dia de prova, além de perceber que meu corpo funciona muito bem apenas com alimentação líquida.

E para uma pessoa que não faz esporte, como é possível melhorar a sua consciência corporal?

A única forma de desenvolver esta habilidade, é relacionar-se como seu corpo em movimento. Toda e qualquer atividade física realizada com atenção, como a yoga, dança, pilates, RPG, musculação ou lutas colocam você em contato com o seu corpo e desenvolver esta habilidade.

Existem inúmeros exercícios para consciência corporal, que podem ser feitos em casa ou na academia, e ajudam você a desenvolver esta habilidade. Converse com um profissional da Educação Física e aprenda a conhecer o seu próprio corpo.



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina