Mudança de Hábito

Osteoporose X Treinamento de força.

Por André Pereira Filho

 A partir dos 30 anos, o nosso corpo começa a entrar em declínio das suas funções através do envelhecimento, variando de pessoa para pessoa a partir de diversos fatores. Dentro deste declínio a perda da densidade mineral óssea é a mais comum principalmente entre as mulheres. E na coluna desta semana, entenda como é fácil prevenir ou remediar a Osteoporose.     

A Osteoporose é uma doença que afeta diretamente os ossos, caracteriza-se pela diminuição da massa mineral óssea dividida em dois estágios: No primeiro estágio é quando a perda é moderada tornando o osso mais fino que o normal, chamamos esta fase de osteopenia. E no segundo estágio quando a perda da massa óssea torna o osso mais poroso e suscetível a fraturas conhecido como osteoporose. 

Os fatores que influenciam a perda da massa óssea, a inatividade física, falta de exposição ao sol, baixo peso, uso de corticoides e principalmente alimentação inadequada. Acredita-se que, a predisposição nas mulheres se dá durante a menopausa devido a queda acentuada do hormônio estrogênio.

A prevenção é algo que trouxemos desde a infância. O maior objetivo, é levar o organismo ao seu máximo em densidade óssea que é obtido no final do crescimento da estatura aos 20 anos de idade. Para as pessoas idosas o maior objetivo além de minimizar as perdas de cálcio e evitar quedas. O treinamento de força nessa idade vem com objetivo a melhoria da caminhada, equilíbrio e postura, quanto mais músculos fortes, maior é será a densidade óssea.

A ACSM recomenda que sejam feitos de 8 a 10 tipos de exercícios com séries de 8 a 12 repetições utilizando intensidade entre 60 a 80% de carga máxima, com a média de 3 vezes por semana. O fortalecimento deve ser enfatizado nos músculos extensores da coluna vertebral, flexores do quadril e extensores do joelho.

Além do treinamento de força, é importante a ingestão de alimentos ricos em cálcio encontrado no leite e seus derivados e nos vegetais verde escuros como brócolis e espinafre. Tome sol, a vitamina D contribui diretamente na absorção de cálcio, mas fique atento aos horários de exposição.

Lembre-se, antes de iniciar o seu programa de exercícios, é importante passar por uma avaliação médica. Consulte o seu médico, exames como Raio X e densitometria óssea ajudarão o profissional da educação física a prescrever a atividade mais adequada para você!! Fortalecer a sua musculatura, torna a sua estrutura inquebrável!



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