Tire suas dúvidas sobre a Pílula do Dia Seguinte

Rogério Tolardo
Rogério Tolardo é Farmacêutico / Consultor de Negócios, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Univali, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV

A pílula do dia seguinte ou contraceptivo de emergência é um método que pode ser utilizada após a relação sexual desprotegida de forma a prevenir uma gravidez indesejada.

É através de altas doses hormonais que o medicamento impede a fecundação do óvulo, no entanto, sua eficácia depende basicamente na utilização correta do medicamento, no caso de dúvidas, não deixe de procurar seu ginecologista. 

? Compre a pílula do dia seguinte em uma farmácia de sua preferencia ou adquira gratuitamente pelos postos de saúde; 

? Observe a embalagem, existem apresentações com 1 ou 2 comprimidos;

? No caso de 1 comprimido: utilize-o o mais próximo possível após o ato, o ideal que o comprimido seja utilizado dentro das 24 horas pós ato sexual.

? Embalagens com 2 comprimidos: deve-se tomar o primeiro o mais brevemente possível após o ato sexual e o segundo 12 horas após a ingestão do primeiro comprimido;

Como funciona a pílula do dia seguinte? 

A pílula do dia seguinte precisa ser utilizada preferencialmente em até 72 horas após o ato sexual desprotegido. O ideal é que o medicamento seja tomado o mais próximo possível da relação sexual, pois, quanto mais cedo for utilizado, maior será a eficácia do seu efeito na prevenção da gravidez indesejada.   

Basicamente a pílula é constituída por uma combinação elevada de hormônios estrogênio e progestogênio sintéticos, o que fazem o medicamento ter um alto grau de eficácia. 

Os efeitos colaterais na utilização da pílula do dia seguinte podem ser: 

? Tonturas; 

? Dores de cabeça;

? Sensibilidade mamária;

? Náuseas e/ou vômitos

? Dores abdominais;

? Hemorragias menstruais irregulares.

Dúvidas comuns sobre a pílula do seguinte:  

A pílula do dia seguinte pode abortar? 

Não, a pílula do dia seguinte não é um medicamento abortivo, este medicamento pode agir de diferentes formas dependendo de mulher a mulher e da fase do ciclo menstrual. Por exemplo, o medicamento pode aumentar a viscosidade do muco vaginal, com isso, existe uma dificuldade da chegada dos espermatozoides ao óvulo, em outros casos pode também inibir ou até mesmo retardar a ovulação, ou ainda, o medicamento pode impedir a implantação do óvulo recém fecundado no útero, o que é fundamental para o diagnóstico da gravidez. 

O que vale ressaltar é no caso do óvulo já ter sido fecundado e implantado no útero, a utilização da pílula não impedirá de qualquer forma o desenvolvimento desta gravidez. 

A mulher pode engravidar mesmo utilizando a pílula do dia seguinte? 

São diversos os fatores que determinam a eficácia da pílula do dia seguinte: idade, uso de alguns medicamentos, tabagismo e utilização correta da pílula. A pílula não tem uma eficácia de 100%, mas vale lembrar que, tomar o medicamento o mais próximo do ato sexual pode prevenir em muito as chances de uma gravidez indesejada, mesmo assim, o mais sensato é aguardar alguns dias a vinda do ciclo menstrual. 

A mulher deve parar com sua pílula anticoncepcional quando utilizar a pílula do dia seguinte? 

Não, deve-se continuar tomando a pílula anticoncepcional normalmente e no horário habitual quando utilizar a pílula de emergência, não interrompa a cartela. No final da cartela aguarde o início do ciclo menstrual, caso o início da menstruação não aconteça, procure pelo seu médico ginecologista.  

A mulher pode utilizar quantas vezes a pílula do dia seguinte? 

A pílula de emergência nunca pode ser utilizada corriqueiramente, e sim, esporadicamente, pois a pílula pode ter seu efeito diminuído. Portanto, se a mulher tomar a pílula do dia seguinte mais de uma vez ao mês, pode perder o efeito e vir a gerar uma gravidez indesejada. 

Para tanto, o medicamento só é indicado em situações de emergência e nunca como método contraceptivo.

Nunca pratique sexo sem camisinha, além de uma gravidez indesejada, inúmeras e sérias doenças são contraídas sem a utilização da camisinha, todo o cuidado é pouco. 




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina