Mudança de Hábito

Treine a sua fáscia!

Por André Pereira Filho

Você já deve ter sentido uma forte tensão muscular acompanhada de uma dor insuportável depois de uma sessão de treino intenso, ou essa mesma dor ocasionada pelo vício no desalinhamento postural, ou até mesmo em momento de grade desgaste emocional. A musculatura enrijece e as vezes não conseguimos nem movimentar área dolorida. Na coluna desta semana aprenda a reduzir as dores, e relaxar os seus músculos treinando a sua fáscia!

 A fáscia muscular, é uma camada de tecido conjuntivo constituída por fibras de colágeno que envolve os músculos do nosso corpo permitindo que eles deslizem entre si. Dentro dela percorre os nervos e vasos sanguíneos e com o tempo surge o enfraquecimento através do uso incorreto da musculatura, maus hábitos de postura, treinos intensos sem relaxamento ou até mesmo fortes problemas emocionais.

 O resultado são pequenos nódulos na musculatura sensíveis ao toque, chamamos de pontos gatilhos. Nele acumulam toxinas que prejudicam o funcionamento da musculatura a sua coordenação, força e flexibilidade muscular; e é através da liberação miofascial que conseguimos dissolver esses pontos retardando os seus efeitos.

 A liberação miofascial é uma técnica de relaxamento através de massagem realizada através de pressão sobre os pontos gatilhos ajudando a relaxar e alongar os músculos. Geralmente realizada por massoterapeutas, profissionais da educação física e fisioterapeutas, pode ser realizada manualmente através de compressão, deslizamento e alongamento, ou com instrumentos de massagem, rolos e bolinhas de tênis.

 Durante a liberação, a pressão exercida em cima do ponto gatilho gera uma dor quase que intensa, aliviando em alguns minutos dissolvendo os nódulos. É muito comum sair de uma sessão de liberação ainda dolorido e a dor permanecer por alguns dias. Durante a sessão as fibras musculares são literalmente lesionadas para que durante a recuperação elas voltam a se alinhar de forma correta reduzindo as dores. Algumas academias já oferecem aulas de liberação miofascial, onde o aluno aprende as técnicas de auto liberação utilizando um rolo de espuma. Literalmente é uma tortura que só faz o bem.

 Alguns benefícios da liberação miofascial:

Aumenta a mobilidade, redução da tensão muscular, melhoria da respiração e circulação sanguínea, melhoria no nível físico e emocional, promove a liberação do ácido lático, previne lesões articulares ocasionadas pelo encurtamento muscular.

 A minha sugestão é sempre realizar a primeira sessão através de terapia manual com massagem a cada quinze dias, dentro deste período pode ser realizado a auto liberação antes e depois do treino utilizando um rolo de espuma. Treine a sua fáscia! O relaxamento muscular é um treino tão importante quanto o seu fortalecimento!



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