Mudança de Hábito

Voltamos!!

Por André Pereira Filho

Bom dia queridos leitores. Iniciamos mais um ano, o tão sonhado período de férias terminou a rotina de trabalho, treino e estudo volta a ser a nossa companheira. Ter horas vagas durante os dias de recesso é sempre bom para colocar os pensamentos em dia, traçar novas metas e planos, mas de certa forma, confesso que já estava com saudades disso. A rotina sempre me ajudou a me manter dentro dos bons hábitos de alimentação e exercícios físicos e agora como o ano novo já deu as caras, esta mais do que na hora de voltar a "programação normal". 

É interessante ver as pessoas voltarem para a "realidade". Muitas relutantes, outras bastante ansiosas parem treinar como eu, mas o que predomina em todos é a falta de força e resistência muscular perdida durante o período de férias. Mas por que?

Na Educação Física trabalhamos com alguns tipos de princípios, um deles é o Princípio da Reversibilidade. Nele é descrito a seguinte informação: a partir do momento que todo organismo deixa de receber determinado estímulo, o mesmo tende a voltar ao seu estado inicial. Ou seja, durante o ano estimulamos a musculatura através de exercícios físicos e alimentação adequada, adquirindo além da boa forma, força e resistência física. Quando entramos no período de férias, deixamos de dar esta condição e passamos a gastar menos calorias do que o normal fazendo com que o corpo retenha mais do que possa gastar.

Mas calma gente, este é um processo normal. Dentro deste princípio todos reagem de forma singular. Todos perdem um pouco de massa magra, junto disso alguns ganham peso com acumulo de gordura corporal, outros perdem peso e apenas retém líquido como eu, mas graças a roda viva do dia a dia, tudo tende a voltar ao normal.

Agora se liga nas dicas para reanimar a musculatura sem passar tanto sufoco:

Na academia, comece devagar literalmente como se fosse a primeira vez.

Durante o treino aqueça com uma cainhada vigorosa.

Na musculação, trabalhe grandes grupos musculares.

Alterne os exercícios entre membros inferiores e superiores.

Não trabalhe com muita carga, fortaleça as suas articulações aos poucos.

Trabalhe séries longas com até 20 repetições.

Termine o seu treino com uma caminhada ou corrida leve.

Para voltar a ter o condicionamento de antes, precisamos apenas da metade do tempo em que estávamos inertes. Nesse período de retorno, a dor muscular vai estar sempre presente, nem pense em parar! Se no dia seguinte a dor a aparecer opte por exercícios cíclicos como a bike ou cainhada e corrida. Assim a recuperação muscular é otimizada e dentro de poucas semanas você já está novo de novo! Bons treinos!



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