Olhar Peixeiro 11/10

11 Outubro 2017 08:26:15

Eduardo Assis é ativista político, formado em Direito pela Univali

PF

Ontem (10) Itajaí acordou agitada, 450 agentes da polícia federal cumpriram 104 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 12 conduções coercitivas e diversos sequestros de bens móveis e imóveis. Além de bloqueios em mais de uma dezena de contas bancarias. Empresários, motoristas, despachante aduaneiros, funcionários da APM e Portonave envolvidos no tráfico internacional de drogas.

OCEANO BRANCO

O nome da operação se refere a grande quantidade de cocaína exportada pelos envolvidos para a Europa, principalmente Itália, Dinamarca e Espanha. A PF já havia apreendido seis toneladas de drogas da quadrilha que partiriam do complexo portuário de Itajaí. Os alvos da operação responderão por crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o crime, bem com a falsificação de documentos. Cadeia neles!

TEMER

O presidente mais impopular da história articulou na última semana para safar-se na Comissão de Constituição e justiça da Câmara, e conseguiu do deputado relator (PSDB) um parecer favorável ao Planalto, ou seja, contra a denúncia da PGR. O governo declara ter tranquilidade de que no Plenário ganhará pelo mesmo placar da primeira denúncia ou ainda com uma vantagem maior. Milhões de reais foram destinados nas últimas semanas para as emendas de deputados aliados e jorrou dinheiro para obras amigas. Mais uma vez o balcão sujo de negócios funcionou em pleno vapor.

BOMBA

Ainda sem muita informação surgiu a notícia de que o vereador Eduardo Ilto Gomes, conhecido como Ki-Massa (PRP), teria sido condenado pela compra de votos na última eleição. O vereador um dia antes do pleito foi pego em flagrante entregando ticket de gasolina em um posto do São Vicente. Alguns dizem que o vereador será afastado até o julgamento do recurso, outros dizem que ele poderá recorrer na vereança, mas de uma forma ou outra é um grande problema para o nobre edil e diria que para a base do governo também.

REFORMA

A tão propagada reforma política do governo Volnei Morastoni começa a sair do papel, essa semana já iniciou a primeira mudança: a ida do Gaspar Laus para a Procuradoria do município, no lugar da Dra. Silvia que passa a responder pela Procuradoria do Porto. Todavia, segundo a rádio corredor na próxima semana a mudança será bem maior.

MUDA

Dizem que Fabrício Marinho deve assumir o Desenvolvimento Social, Lamim a Subprefeitura do Cordeiros, Mamão a Habitação, Jucemar a FMEL e Thiago Morastoni o Planejamento. Ainda deverá haver mudanças na Subprefeitura da Itaipava e São Vicente. Porém, a pergunta mais difícil de decifrar é saber quem será o Secretário de Obras, visto que Dedé deverá retornar a Câmara para dar tranquilidade à base do governo.

MAREJADA

O retorno da Marejada vem ganhando os mais diversos elogios daqueles que passaram por lá, principalmente por conta do visual que há anos não tinha cara de festa típica. Os preços ainda são uma reclamação, porém nada fora do que são cobrados em festas do gênero. Portanto, parabéns ao governo que acertou no retorno e no jeito de fazer a festa. Vamos aguardar o resultado e saber se mais uma vez a Marejada terá prejuízos ou se teremos mais uma notícia positiva da festa.

PSDB

No último final de semana os tucanos itajaienses realizaram seu congresso municipal, guindando à presidência Anna Carolina que terá como desafio conduzir o partido nas eleições gerais de 2018 e chegar mais forte para disputar a prefeitura em 2020. O partido escolheu Anna para dar mais visibilidade à jovem, visto que a mesma está sem mandato. Vale lembrar o excelente trabalho que o Cícero realizou a frente da presidência e quanto o partido cresceu nesses últimos anos, saindo de um pequeno partido para um partido decisivo na nossa cidade.

 SAÚDE

O Secretário de Saúde de Itajaí, Celso Dellagustina teve um mal súbito e foi internado às pressas no Hospital Marieta, segundo notícias em um estado delicado. Desejamos melhoras ao Secretário. Celso estava na minha lista de palpites, daqueles que deixariam o cargo na reforma de secretariado do Volnei.

 OPOSIÇÃO

O Partido Progressista enviou missiva para meio mundo declarando que em reunião da sigla ficou decidido que o PP é oposição ao governo Volnei, entre outras palavras que na última eleição o povo de Itajaí os colocaram nessa posição. O mais interessante da notícia é a foto, onde consta apenas o vereador e presidente Fernando Pegorini, já os outros três vereadores, ninguém sabe, ninguém viu. Será que o PP irá votar contra o governo ou somente o Pegorini? O PP terá coragem de enquadrar seus edis?

 REFORMA POLITICA

O remendo político foi aprovado sem muitas novidades, a mudança substancial é o fim das coligações proporcionais a partir de 2020, ou seja, para os vereadores. Também foi aprovada uma cláusula de barreira tímida que aos poucos irá endurecendo e exigindo perfomance dos partidos. Claro que também foi aprovado um fundo de campanha para financiá-las. A reforma é um pequeno passo, mas muito aquém daquilo que poderia ter sido feito e daquilo que precisaríamos.

CHUTÔMETRO

Algo que não foi aprovado, apesar da tentativa de alguns partidos foi a janela de transferência, essa ficará para ano que vem, em meados de março. Em Itajaí tudo indica que teremos profundas mudanças: Dedé, Acácio, Renata, Murilo devem mudar de sigla. Quem viver, verá!

Até a próxima semana!



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina