Olhar Peixeiro 29/11

29 Novembro 2017 17:34:38

Eduardo Assis é ativista político, formado em Direito pela Univali

Valendo

Fabrício Marinho mal assumiu a Secretaria de Assistência Social e já teve um o desafio de coordenar o Dia da Mobilização contra a Violência da Mulher. Mesmo com os avanços das políticas de segurança e respeito a mulher, ainda são milhares de casos em nosso estado. Segundo o próprio secretário, em sua postagem no Facebook, neste ano em Itajai já foram registrados mais de 800 casos de violência contra a mulher.

Ações

Atracou em Itajaí na semana passada um navio de passageiros em nosso píer turístico, certamente será a temporada mais fraca desde que iniciaram-se as atracações em Itajai. Estamos perdendo escalas para Porto Belo e Balneário Camboriú. Além do próprio estado ainda engatinhar nas questões de turismo de transatlânticos, Itajai sempre fez turismo de forma amadora e sem vontade política, vide nossa estrutura e atrativos serem quase nenhum. Vamos ficar só em um exemplo para não desanimarmos; Igrejinha Velha (Imaculada Conceição), no marco zero da cidade, obras a passos de tartaruga e sem nenhum indicativo de finalização e até mesmo de embelezamento para atenuar os tapumes.

Merenda

Repercutiu na internet uma proposta do vereador Vanderley Dalmolin para que os professores pudessem comer a merenda juntamente com os alunos da rede pública de ensino, porém a proposta foi desqualificada pelos seus pares e certamente mal vista pelo governo. Todavia, uma proposta interessante e justíssima, o maior erro do outro governo Volnei e de tantos outros governos foi a privatização da merenda, ou seja a comida das crianças serem objeto de lucro de alguma empresa que não visa a qualidade, nem tampouco a ética no trato da refeição de nossas crianças. Hoje as cozinhas são territórios privados dentro de prédio públicos, fora outras coisas muito mais nebulosas.

Merenda II

Falando em merenda, dizem as más línguas que foi entregue a promotoria mais de 300 páginas denunciando irregularidades na merenda escolar de Itajai e que o fato já estaria sendo investigado pelo GAECO, será?

Consciência

O município de Itajaí realizou diversas atividades no Mês da Consciência Negra que irá culminar no próximo sábado (02/12) com uma grande roda de samba no Mercado Público. O evento tem tudo para marcar em grande estilo a comemoração do Dia do Samba e pretende congratular os mais diversos grupos e artistas da nossa cidade. A data marca ainda o ressurgimento das Ligas de Escolas de samba de Itajaí, liga esta que precisam se reinventar, modernizar e profissionalizar para voltarmos a ter um Carnaval de rua na nossa cidade, mas que seja realizado de forma bonita, atrativa e cultural. Ficamos na torcida!

Vagas

A Prefeitura de Itajaí, através da Secretaria de Educação vem comemorando o remanejamento realizado na Educação Infantil que permitirá quase zerar a fila única na cidade. Foi um planejamento e uma tática arriscada que somente o tempo dirá se politicamente foi positivo, na prática certamente mais de 2000 crianças foram contempladas com a medida, sendo que o número de crianças que supostamente foram prejudicadas foi infinitamente menor (segundo a secretaria não chega a 100).

Saúde

Para reforçar o enfrentamento à AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, Itajaí programou uma série de atividades e mobilizações alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS (1º de dezembro) e à campanha nacional Dezembro Vermelho, a iniciativa da Gerência de IST/AIDS/HV da Vigilância Epidemiológica do município tem como objetivo conscientizar a população e ampliar a oferta de testes rápidos no período. A Campanha deve ser da forma mais ampla possível, visto que infelizmente nos últimos anos tem aumentando o número de pessoas infectadas.

InovAmfri

Ainda vejo com desconfiança os objetivos do projeto da Amfri capitaneado pelo Paulinho Bornhausen (que também não entendo seu papel), mas os prefeitos da região se entusiasmam com a ideia. Tanto é verdade que em Itajai além do prefeito ter participado de um encontro palestra, a Câmara de Vereadores criou uma frente parlamentar especial. De autoria da mesa diretora, essa comissão formada por cinco vereadores irá acompanhar os trabalhos da Inovamfri. Então tá, né!

Dúvidas

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou um projeto substitutivo do vereador Murilo Pereira (PP) que obriga a instalação de câmeras de monitoramento nas dependências e arredores das escolas públicas municipais. Sem sombra de dúvidas se faz necessário, mas a dúvida que fiquei é, quem irá bancar esses valores e quem fará o monitoramento? A Secretaria de Segurança ou a Educação? E por fim, não seria vício de origem o vereador elaborar um projeto o qual traga ônus aos cofres do município?

Bicho pegou

A Polícia Federal realizou uma operação chamada República Velha para combater a compra de votos na eleição de 2014. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra a deputada Ada de Luca e cinco membros de sua campanha de 2014 no Sul do Estado. A operação foi respaldada em laudo pericial feito em documentos recolhidos inicialmente com o vereador Márcio Dalmolin (PSD de Içara). A partir dali, as autoridades policiais chegaram a planilhas e documentos comprovando caixa 2 na campanha à reeleição da deputada Ada de Luca. Hoje titular da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Reforma da Previdência

O desgoverno Temer vem com mais uma paulada na cabeça da população, a Reforma da Previdência. Depois da trabalhista, dos aumentos nos combustíveis e na energia elétrica, cortes em programas sociais, o governo agora vai punir o trabalhador em geral, por causa de poucos abnegados que continuaram com seus privilégios previdenciários. Um presidente que há muito é aposentado vai inviabilizar a aposentadoria de milhões. Porém, nada surpreende depois da quase revogação da Lei Áurea, que flexibilizou o trabalho escrevo, o resto é fichinha. Como diria um personagem de Paulo Silvino, "e o povo ó!". 

Até a próxima semana!



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina