Saúde Dental

Os Temperamentos na Harmonização Facial

Por Cíntia Helena

   Temperamento é um aspecto da personalidade que aponta as particularidades do nosso comportamento. Trata-se de um conjunto de tendências relacionadas com a forma de ver o mundo, interesses, habilidades e valores de cada indivíduo.

    Existem 4 tipos de temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico. Todos nós possuímos características de todos os temperamentos, porém sempre terá um que sobressairá.

    Cada temperamento possui pontos positivos e negativos, cabe ao indivíduo atentar-se para descobrir qual seu temperamento predominante para conseguir maximizar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos já que o tipo de temperamento influência significativamente nos nossos relacionamentos interpessoais.

    Na Harmonização Facial utilizamos as técnicas do visagismo que consiste utilizar efeitos de pontos de luz, sombra, volumes, contrastes, formas de rostos bem como ressaltar o comportamento da pessoa por meio do temperamento predominante da mesma, potencializando-os ou amenizando-os, técnicas estás que utilizamos para customizar a imagem pessoal.

    Os temperamentos também influenciam em como o indivíduo se vê, se percebe e os interesses em estar sempre de bem com sua auto estima, logo o profissional que trabalha com Harmonização Facial e se atenta para estas questões terá sucesso no resultado final do tratamento, já que conseguirá captar e entender os interesses do paciente no início da consulta. Por exemplo uma mulher sanguínea quando chega ao consultório é extrovertida, comunicativa, energizada, expontânea, inovadora, está sempre alto astral, logo seus interesses são sempre exagerados, cuidado, ela vai querer bocão, dentes brancos demais então devemos agir com parcimônia para não cairmos nos exageros. Já uma paciente de temperamento fleumático dificilmente irá buscar estes tipos de tratamentos que irão modificar sua aparência já que este tipo pessoa está sempre de bem com a vida pois é adaptável, agradável, tranquila e passiva, ela definitivamente não se importa com a aparência. A colérica é determinada e objetiva, decidida em suas opiniões e decisões, até suas características físicas, seus traços faciais demonstram seu temperamento forte. A melancólica é uma pessoa organizada, criadora, detalhista, porém tímida e discreta, jamais irá aceitar mudanças drásticas em sua fisionomia, porque para ela tudo tem que ser muito discreto.

    Cabe ao profissional avaliar cada indivíduo subjetivamente e atentar muito para estas questões, assim com certeza profissional e pacientes sairão felizes com os resultados obtidos através do tratamento. Se você se interessou por este assunto, acesse: https://educamais.com/teste-de-temperamento/ E faça o teste, incentive também familiares e amigos a fazerem. Sugiro e recomendo o curso: Modelos Comportamentais da minha amiga e Coach Life Sara Pavesi que é Analista Comportamental e Escritora de um livro com este tema. Visite o site: www.metanoiaconsultoria.com.br


linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina