O câncer de mama e a alimentação

20 Outubro 2018 18:22:00


Campanhas de prevenção do câncer de mama e de conscientização a nível mundial nos levam a refletir sobre a responsabilidade individual na adoção de hábitos mais saudáveis de viver. O câncer de mama, sendo a primeira causa de morte a atingir a população feminina , torna-se uma ameaça, cujo gatilho é acionado quando fatores relacionados à má alimentação somam-se ao sedentarismo, a obesidade e ao tabagismo, ao que acrescentaria, a falta de sono adequado e também o negativismo, ou seja, as doenças da alma. 

Nas refeições diárias, dentre os alimentos que mais favorecem a enfermidade, estão aqueles que contém maior carga hormonal como a carne vermelha,o frango, os ovos de granja, leite, queijos gordos e embutidos, as gorduras de origem animal como o bacon, a banha, a nata... Também as gorduras hidrogenadas, frituras, açúcares, enlatados, refrigerantes, a soja e derivados.

Adotar uma vida mais saudável, sem dúvida, começa pela alimentação, fornecendo um combustível de qualidade a esta fantástica maquinaria viva que é o organismo humano.

Amplo e atraente é o leque dos alimentos e nutrientes que atuam na defesa do organismo contra o câncer. Neste grupo estão as hortaliças e frutas de cores variadas, especialmente brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve de bruxelas, alho, cebola, cenoura, abóbora, maçã, uva, graviola, limão, os alimentos ricos em ômega 3, como sementes de chia e linhaça, salmão, sardinha, azeite de oliva, abacate, nozes e castanhas; as fibras dos vegetais crus, cereais integrais, sementes e leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha) e raízes como batata doce, inhame; e as vitaminas A, C, E e selênio, além de outros fitoquímicos de efeito antioxidante.

A riqueza de nutrientes, enzimas e fibras presentes numa alimentação mais saudável e bem combinada agem diretamente na restauração da flora intestinal, melhorando a absorção, aumentando a imunidade e acelerando a eliminação das toxinas, o que a torna potencialmente favorável a uma reação de cura do organismo.




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina