Será mesmo fome... ou será sede?

15 Setembro 2018 08:05:00


Comer e beber para nós humanos, são atos instintivos, porém nem sempre tão racionais. Em média o número de refeições ao dia fica em torno de três. Mas às vezes quatro, cinco, seis vezes, ou, uma só, que se inicia de manhã e sem intervalos, para somente na hora de dormir. E bebemos diariamente, em média... Quantos copos mesmo? 

Você já parou para observar quantas vezes ao dia tem reabastecido sua garrafinha dágua? Contando com o volume de urina, transpiração, respiração e líquidos nas fezes que perdemos, fica em torno de dois litros de água eliminados ao dia, que precisam ser repostos para garantir a normalidade das funções orgânicas.

É interessante observar que da hora de comer dificilmente descuidamos, não é? E pra aquela "fome eventual" até vai na bolsa um lanchinho extra. Então, pensando bem, se comemos na hora e também fora de hora, em que momentos nos permitimos beber água para hidratar e desintoxicar o corpo, já que é desaconselhável beber durante as grandes refeições?

As necessidades calóricas variam bastante de um indivíduo para outro, e também para um mesmo indivíduo em diferentem momentos da sua vida. O excedente ingerido vai virar doença.

Enfermidades como obesidade, diabetes, cálculos renais, prisão de ventre, esteatose hepática... também irritação, insônia, enxaqueca, unhas e cabelos quebradiços, pele ressecada e com rugas precoces, entre outras tantas estão diretamente associadas com excessos de comida e baixa ingestão de água.

Se, ao sentir aquela sensação de fome a tarde, você beber água ao invés de comer, a fome temporariamente passará, resultando-lhe em bem estar, boa digestão e numa forma natural e saudável de controlar seu peso.

Por necessitar de água neste momento, bem como ao acordar pela manhã, o organismo se refaz, preparando sucos salivares e digestivos a serem utilizados na próxima refeição.

Da próxima vez que sentir fome nos intervalos das refeições, olhe para sua garrafa d'água e beba. Mais tarde beba de novo... Apenas uma semana para começar a sentir-se melhor e descobrir que era sede e não fome!




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