SUCO DETOX: é melhor COAR OU NÃO?

27 Setembro 2018 19:53:00


Iniciar o dia substituindo o café por um bom suco detox pode fazer toda a diferença. Verde, amarelo ou vermelho, poderá variar bastante em cor e sabor, dependendo da composição.  

Concentrado em nutrientes essenciais a uma boa saúde, o suco detox é muito indicado no desjejum, auxiliando assim o fígado na continuidade do processo de desintoxicação que ocorre durante o jejum noturno. Pode também ser usado no intervalo das refeições como lanche ou em substituição ao jantar.

Os sucos detox poderão conter folhas verdes (couve, salsa, agrião, dente de leão, etc.), legumes (beterraba, cenoura, rabanete, batata yacon, abóbora, berinjela, etc.), frutas (limão, maçã, abacaxi, maracujá, laranja, etc.), sementes ou farinhas (girassol, chia, linhaça, uva, etc.), termogênicos (gengibre, chá verde, pimenta vermelha, etc.) e água mineral, filtrada ou de coco e sem a adição de açúcar ou adoçante.

Para alguns, estará pronto para beber, enquanto que para outros, precisará ser coado. A dúvida que persiste é: o que é melhor, coar ou não coar o suco detox? O suco é bebida e não comida. Esta definição é importante, devido ao grau de insalivação envolvido no processo de digestão que começa na boca. E quando se bebe se ensaliva menos o alimento.

As fibras realmente são integrantes essenciais de uma dieta saudável. Promovem a saciedade e a saúde intestinal. Favorecem também o controle do peso. Porém, são inadequadas em determinadas preparações, como no suco detox, cujo paladar e digestão poderão ficar prejudicados, tornando-o inapetecível a quem prefere bebê-lo coado.

As fibras poderão, então, ser compensadas na dieta, nas demais refeições, pela ingestão de frutas, saladas, cereais integrais, sementes e farelos, por exemplo. Quanto à combinação, as folhas verdes não combinam com frutas, quando ingeridas sem coar, podendo gerar desconforto gástrico e a sensação de estufamento após a ingestão do suco.

Sendo assim, podemos concluir que o suco detox coado é mais favorável, tanto em palatabilidade, quanto em digestibilidade, mantendo da mesma forma seu teor nutritivo.





linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina