Saúde Mental

Autoconhecimento

Por Joyce de Almeida Cruz

Autoconhecimento é conhecer a si mesmo, é uma investigação de si que permite descobrir o próprio funcionamento, gostos, limitações e aspirações. Se autoconhecer implica em se apropriar também dos aspectos que lhe causam desconforto e descontentamento. Essas informações podem te ajudar a viver de uma maneira mais plena e saudável. 

O processo de mergulhar em si mesmo consiste em identificar atitudes e emoções que temos frente a situações, e compreender essas emoções nos permite explorar comportamentos assertivos, auxilia ainda no aproveitamento de habilidades, resgate e descoberta de qualidades e empoderamento.

Nessa viagem você pode descobrir coisas que não te agradam, mas não se preocupe, pois as mudanças ocorrem a medida que assumimos o processo de aceitação de quem somos. Essa será sua oportunidade de crescimento podendo atribuir novos significados as suas vivências.

Seguem 7 dicas para promover o autoconhecimento:

Pergunte-se: o que me deixa feliz?;

Relembre ou descubra quais seus sonhos;

Faça uma lista dos seus pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos;

Permita-se dizer não;

Explore novos desafios;

Cative a ideia de que mudanças são necessárias e saudáveis;

Questione-se: qual meu maior medo?

Lembre-se sempre que se trata de um processo... Pode ser que você já esteja vivendo há 30 anos sem ter clareza do que te faz feliz e sem saber quais são seus sonhos. Isso não é justo consigo mesmo.

Esse vazio que você sente é falta de você mesmo! Por isso permita-se o autoconhecimento.

Vá até o espelho e se olhe, se admire. O que você mais gosta em si mesmo? Boca? Olhos? Nariz? Sorriso? Faça "caras e bocas", flerte consigo mesmo e faça uma linda declaração de amor. Seja o amor da sua vida!

Fazendo as pazes consigo mesmo as coisas se tornam mais leves, você deixa de se cobrar, deixa de se comparar aos outros, sente-se pleno e descobre que primeiro as coisas devem estar bem entre "você e você mesmo".

Que tal começar a buscar do lado de dentro o que você insiste em procurar do lado de fora?

Quando você compreender quem é e aceitar cada parte que é sua provavelmente vai viver de maneira mais leve, mais respeitosa, e vai aprender a reconhecer os próprios limites sabendo que respeitá-los é uma escolha. E, quando as coisas estiverem difíceis vai conseguir explorar os próprios recursos internos e seguir em frente.

E caso você perceba que está difícil encarar esse processo de autoconhecimento sozinho procure ajude profissional, os psicólogos podem te ajudar nessa busca.



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina