Saúde Mental

FALTA DE TEMPO x ANSIEDADE

Por Joyce de Almeida Cruz

Todos têm as mesmas 24 horas no dia. E dentro dessas horas elencamos quais serão as prioridades: cumprir as solicitações do trabalho, cuidar da casa, dar atenção aos filhos, ir ao mercado, dar atenção ao cônjuge, ir ao banco, ir à reunião escolar, fazer a manutenção do carro, cuidar dos animais de estimação, etc. Mas tenho observado que os cuidados com a saúde nunca estão nesta lista.

O corre-corre do dia a dia nos deixa enlouquecidos, e ficamos com a falsa ilusão de que faltam horas em nosso dia. Mas será que realmente é de mais horas precisamos?

Se tivéssemos mais horas muito provavelmente ainda assim iríamos nos sobrecarregar ou então continuaríamos com uma má gestão de tempo, e por fim essas horas a mais não fariam nenhuma diferença.

Naturalmente e em quantidade adequada a ansiedade faz parte das nossas vidas, nos mobiliza a seguir em frente e a fazer os ajustes necessários na rotina para uma vida saudável. Porém acabamos desregulando esse nível de ansiedade saudável quando nos sobrecarregamos, como: aceitando tarefas além do que damos conta, dificuldade em dizer não, dificuldade em delegar tarefas, dificuldade em elencar as prioridades, dificuldade em organizar a rotina, etc.

E absorvidos por esse ritmo frenético muitas vezes não nos permitimos ter tempo pra nós mesmos e ficamos tão envolvidos com as demandas externas a nós, que o essencial acaba ficando de lado - o cuidar de si.

Não se engane, pois manter esse ritmo não é saudável, insistir nele pode desencadear crises de ansiedade. Quando a crise aparece é muito comum a busca por medicações, porém a medicação não vai resolver seus problemas, ela vai ajudar a aliviar sintomas, o principal será realizar mudanças no estilo de vida.

O ideal é não deixar o copo d'água transbordar. Fique alerta aos sinais que o seu corpo dá. Repense IMEDIATAMENTE a gestão de seu tempo caso você observe que deixa de ir as consultas por falta de tempo, dorme pouco, não pratica atividades físicas, está esquecendo facilmente das coisas, sente-se cansado e estressado.

Seguem algumas perguntas para te ajudar a refletir sobre isso: Como você utiliza seu tempo? Faz algo que lhe traga prazer? Prioriza o que realmente interessa? Aproveita tempo de qualidade com seus filhos? Absorve muitas responsabilidades no dia a dia? Consegue delegar tarefas? Consegue sinalizar seus limites? Consegue dizer NÃO?

Se você não estiver bem não poderá fazer mais nada do que vem fazendo. Cuide-se! Exercite o autocuidado!



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina