Saúde Mental

FIM DE ANO!

Por Joyce de Almeida Cruz

Estamos encerrando mais um ano e com ele também se encerram alguns ciclos. Encerrar ciclos é saudável, e a oportunidade de encerrá-los é também permitir que novos se iniciem. E especialmente no período de fim de ano nosso desejo por estes fechamentos se acentua, isso porque desejamos deixar para trás toda a parte difícil. Mas não podemos deixar de agradecer pelos bons momentos e de nos permitir novas experiências. 

Ao que você é grato deste ano que se encerra? 

Seja grato desde as coisas mais simples até as mais complexas, seja grato pelas pessoas que passaram pela sua vida, seja grato também pelas experiências desagradáveis, pois afinal de contas os obstáculos enriquecem nossa caminhada e nos fortalecem cada vez mais. Além do exercício da gratidão que é muito importante também temos reflexões que devem ser exploradas especialmente no encerramento e início de ciclos. 

Permita-se encerrar ciclos, coisas boas e ruins se encerram para dar lugar às novas experiências. Aproveite essa oportunidade de encerramento de ciclos para deixar para trás o que tanto te trouxe sofrimento. Você merece seguir em frente e desfrutar novas experiências, mas pra isso é importante que você deixe para trás o que não te serve mais, isso incluiu situações, coisas e pessoas. Deixar coisas para trás não significa abrir mão do aprendizado e sim aperfeiçoar seus próximos passos. 

O encerramento de ciclos é essencial para uma boa saúde mental, pois é totalmente desnecessário ficar constantemente revivendo tudo a todo momento, o encerramento vem para dar lugar ao novo. Importante se dar conta que os estados de felicidade não são permanentes e nem os de tristeza, assim fica mais fácil se despedir desses ciclos. Se permitir ao início dos novos ciclos é se abrir a vida, se abrir as oportunidades. Abrace as mudanças, absorva as transformações positivamente e viva cada momento que é único em sua vida.  

E permita-se iniciar os novos ciclos. A tanta coisa pra ser vivida e como disse uma frase que nem me lembro mais que disse "a vida tá aí pra ser vivida". Em geral tudo o que é novo causa um estranhamento, causa medo e insegurança, porque em geral só nos permitimos enxergar que estamos nos lançando em terreno desconhecido, e o medo de reincidir as experiências que não foram tão boas assim aparece. Mas precisamos sempre nos lembrar de que o passado pode ser superado e nos serve como aperfeiçoamento das novas decisões, mas não temos bola de cristal e não precisamos antecipar sofrimento se nem sabemos o que vem pela frente. 

Viva um dia de cada vez e seja grato!  



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina