Saúde Mental

Janeiro Branco

Por Joyce de Almeida Cruz

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014, em Minas Gerais, por um psicólogo que identificou a necessidade de ações que promovessem a conscientização da população em relação à PREVENÇÃO AO ADOECIMENTO EMOCIONAL. 

O mês escolhido foi janeiro justamente por ser o primeiro mês do ano e simbolizar o início de um novo ciclo e que geralmente promove reflexões importantes sobre a vida, desejos, planos. Já a cor branca simboliza a possibilidade de explorar novas possibilidades e escrever novas histórias, tentar novos caminhos.

Quais reflexões você já fez? Fez sua autoanálise? Verificou seus comportamentos, pensamentos e emoções? Já fez o balanço do que se passou em 2019? Traçou novos objetivos? Pensou nos vínculos e relacionamentos que estão presentes em sua vida? Está satisfeito com a maneira que conduz sua vida?

Nós, seres humanos, apresentamos necessidades emocionais básicas, e se essas necessidades são supridas podemos assim cativar a saúde mental e prevenir o adoecimento emocional. Seguem algumas ações simples e eficazes que podem auxiliar nesse processo:

- Seja mais presente;

- Viva a vida com respeito;

- Tenha mais diálogos;

- Invista em afeto;

- Cuide de sua saúde (alimentação, sono regular, atividade físicas, lazer);

- Esteja aberto a aprender algo novo, isso o ajudará a manter a atenção, memória e concentração;

- Busque autoconhecimento (quais sentimentos você tem alimentado?);

- Dê-se mais tempo;

- Diga não a preconceitos e a violência;

As pessoas que já se encontram em processo de adoecimento emocional podem vir a precisar de ajuda profissional, nesse caso o mais indicado são os psicólogos, estes vão lhe auxiliar a acessar os recursos que cada um já possui dentro de si e explorar novas maneiras de cuidar de si, isso tudo estimulando o autoconhecimento.

Precisamos consolidar uma nova cultura em nosso país, de pessoas que se previnam, cuidem de si e de quem estiver ao redor. Como podemos fazer isso? Valorizando a subjetividade humana e combatendo o adoecimento emocional; e falando mais sobre a saúde mental e sobre prevenção.

Então queridos leitores, olhem mais para dentro de si, respeitem seus limites, estejam com pessoas que lhe façam bem, se afastem do que te faz mal, evitem uso de drogas e consumo excessivo de álcool, tenham momentos de lazer e pratiquem atividades físicas. Estas simples dicas podem salvar sua vida.

Mais informações sobre a campanha JANEIRO BRANCO podem ser encontradas no site www.janeirobranco.com.br.

"Quem cuida da mente, cuida da vida".



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina