Saúde Mental

MAIS SOBRE SAÚDE MENTAL...

Por Joyce de Almeida Cruz

É necessário continuarmos falando sobre saúde mental, como promover e no que de fato ela consiste. Ainda existem dificuldades em se compreender do que realmente se trata, e na maioria das vezes a temática é vinculada ao adoecimento quando na realidade significa totalmente o contrário. 

Quando se fala em saúde mental a maioria das pessoas logo pensa em doenças mentais, pensam no processo de adoecimento, em sintomas e sofrimento. Porém é preciso esclarecer o que esse conceito (saúde mental) realmente significa.

Saúde mental significa ter equilíbrio emocional sobre quem se é em contraponto as exigências externas, ou seja, é saber lidar com as coisas da vida através dos recursos que se tem (experiência de vida, autoconhecimento, informações, estabilidade emocional). É a capacidade de administrar a própria vida apesar dos altos e baixos, e é estar de bem consigo mesmo e com os outros.

Já a doença mental, distúrbio ou transtorno se refere a uma anormalidade ou sofrimento que comprometem o funcionamento mental saudável. Geralmente está relacionado a sintomas de transtornos mentais, como por exemplo: a ansiedade, depressão, estresse, dependência química, esquizofrenia, dentre outros.

Ter saúde mental é sentir-se bem consigo mesmo, é ser capaz de lidar com as adversidades da vida, é cativar autoconhecimento e autoconfiança, é cuidar da saúde física e cativar pensamentos positivos sobre a vida.

Importante ressaltar que problemas nós todos temos, faz parte do nosso dia a dia algum "pepino" pra resolver, seja alguma mudança radical que tenha ocorrido, seja alguma perda (pessoa, relacionamento, trabalho), mudanças físicas, problemas financeiros, etc. A questão é como você lida com essas dificuldades. Em algum momento da vida todos passamos por situações que nos desestabilizam, ou seja, que mexem com nosso emocional, não podemos esquecer que isso ocorre temporariamente até que a gente consiga se adaptar as novas situações, seja criando estratégias, ou aceitando as situações, ou ainda em alguns momentos ignorando certas coisas.

Dicas para manter uma boa saúde mental:

- Evite isolamento;

- Reforce os laços familiares e de amizade;

- Se permita aprender coisas novas;

- Mantenha-se intelectualmente e fisicamente ativo;

- Quando as coisas estiverem muito difíceis procure ajuda e permita-se ser ajudado;

- Alguns casos podem necessitar de ajuda profissional (psicóloga e médico).

  E lembre-se: você também pode cuidar das pessoas a sua volta, pode ser que tenha alguém bem perto precisando de ajuda.



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina