Saúde Mental

Os filhos tem que ajudar em casa sim...03/08/2019

por Joyce de Almeida Cruz

O ECA (estatuto da criança e do adolescente) tem a função de cuidar dos direitos e deveres da criança e do adolescente.

Direitos: a vida e a saúde; a liberdade e dignidade; a receber educação dentro de ambiente familiar saudável; a escola; a cultura, esporte e lazer; a proteção relacionada ao trabalho; a profissionalização; ser respeitado como cidadão.

Deveres: respeitar a todos, os pais, responsáveis, professores, colegas; frequentar escolar; participar de atividades familiares e comunitárias; preservar e manter limpos os ambientes; cumprir regras; não ir a locais proibidos para menores de idade; fazer atividades escolares.

Os adultos têm obrigação de transmitir informações quanto às regras e limites, carinho, motivação e suprimentos necessários para bom desenvolvimento dos aspectos físicos e psicológicos.

Sabemos que comportamentos são apreendidos e modelados, e no processo de internalização são necessárias repetições e estratégias. As tarefas domésticas contribuem na internalização de diversos valores. Quando você delega tarefas aos seus filhos você está ensinando: respeito, autonomia, responsabilidades, ponderar antes de tomar atitudes, e a compreender as consequências de seus atos.

Tarefas apropriadas para as idades:

2 a 3 anos - recolher brinquedos, colocar roupa suja no cesto, jogar lixo no lixo.

4 a 5 anos - arrumar a cama, molhar plantas e flores, tirar pó dos móveis, vestir-se sozinho, ajudar a arrumar a mesa, ajudar a cuidar de animais de estimação.

6 a 7 anos - arrumar as camas, pentear os cabelos, escovar os dentes, cuidar dos animais de estimação, dobrar roupas, arrumar o quarto, varrer, tirar pó dos móveis, arrumar a mesa.

8 a 11 anos - cuidar de sua higiene pessoal, lavar louça, preparar algumas refeições com supervisão de adultos, arrumar a mesa, ajudar a lavar banheiro, tirar o lixo, colocar roupas na máquina de lavar, cuidar dos animais de estimação, passar pano, passar aspirador.

11 a 13 anos - fazer tudo o que já foi citado e ajudar a cuidar dos irmãos menores.

A partir dos 14 anos - Fazer tarefas solicitadas sem precisar ser lembrado, fazer listas de mercado, cuidar dos irmãos menores. Nessa idade também podem participar de programas de jovem aprendiz iniciando trabalho remunerado.

Utilize estratégias para estimular o cumprimento das tarefas, crie tabela das atividades diárias, elogie, ofereça recompensas, utilize "castigos" (perder privilégios), e respeite as tarefas que podem ser executadas em cada idade.





linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina