Saúde Mental

Outubro Rosa e Autocuidados

Por Joyce de Almeida Cruz

A campanha do Outubro Rosa é destinada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, assim as chances de cura aumentam. Ao cuidar de sua saúde automaticamente você está cativando sua autoestima e o amor próprio.

Autoestima significa que a pessoa está satisfeita em ser quem ela é, sente-se confiante, valoriza a si mesmo, cativa a autoaceitação e auto respeito. Já a baixa autoestima seria o contrário, a pessoa sente-se desvalorizada e insatisfeita consigo mesma. A queda na autoestima pode acontecer devido aos acontecimentos da vida, sendo eles: rompimento de algum relacionamento, perda de um trabalho que gostava muito, dificuldades financeiras ou doenças.

O autoconhecimento é um processo que contribui significativamente e positivamente para resgate e promoção da autoestima, através dele você reconhece e descobre qualidades, habilidades, potencialidades, valores, limitações e fragilidades. Com as potencialidades você explora suas possibilidades e faz novas descobertas sobre si, e com as fragilidades você descobre que tem limites que devem ser respeitados. Quando identificamos potencialidades e fragilidades podemos traçar um plano de autocuidado porque então conseguimos identificar o que realmente precisamos para manter uma vida saudável.

Autocuidado é cuidar de si, é ter ações em seu dia a dia que promovam saúde e previnam o adoecimento, como: praticar atividades físicas, priorizar alimentação saudável, tomar quantidade de água suficiente, estar com as pessoas que você gosta, se divertir, cuidar da saúde bucal, fazer check-ups, ter as vacinas em dia, fazer os exames preventivos, dançar, namorar, estar com amigos, curtir a família, dormir bem, respeitar os limites do corpo, não trabalhar demais, não se automedicar, dentre outras.

Estamos no outubro rosa e atitudes preventivas fazem farte dos autocuidados, então faça o autoexame, faça o exame preventivo, e converse com o profissional de saúde de sua confiança.

Ao prevenir estou cuidando do meu estilo de vida e buscando hábitos saudáveis, quando consigo exercer o autocuidado significa que me conheço e quando me cuido envio a mim mesmo a mensagem de que sou importante e me orgulho de ser quem eu sou, isso contribui para a saúde mental e consequentemente para a autoestima.

Você é responsável por sua saúde. É você quem escolhe seu estilo de vida, seja responsável e escolha uma vida saudável. ASSUMA ESSE COMPROMISSO COM VOCÊ!



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina