Saúde Mental

SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Por Joyce de Almeida Cruz

SIM! Estamos vivendo um período grave devido à pandemia do COVID19. É um momento importante de conscientização de todos e exercício de empatia, precisamos nos unir para enfrentarmos e vencermos mais essa batalha, outras tantas já foram superadas e precisamos manter o foco e compreender a seriedade da situação.

Precisamos entender a gravidade dessa situação, que para alguns a ficha ainda não caiu e outros estão causando histeria coletiva; precisamos de racionalidade nesse momento. Portanto, seguem algumas dicas de saúde mental para te ajudar a enfrentar o coronavírus:

- Cuidado com o excesso de informações - estar conectado insistentemente com os noticiários para algumas pessoas não é uma boa ideia, pois estimulam sentimentos de insegurança, apreensão e consequentemente aumento da ansiedade. Se for atrás de informações que seja através de fontes seguras, tem muita fake news rolando, e ainda assim mantenha o cuidado com os excessos.

- Cuide do seu corpo - priorize alimentos saudáveis, faça atividades físicas (mesmo dentro de casa), durma bem, tome bastante água, intensifique os cuidados com a higiene do seu corpo e de sua casa.

- Faça coisas que gosta - se a orientação é evitar sair de casa então aproveite para assistir filmes e fazer as leituras que está adiando, tem várias coisas online pra se fazer (cursos diversos, jogos, filmes, e-books), toque seu instrumento favorito, desenhe, escreva, ou mesmo descanse.

- Mantenha a calma - lembre-se que vários problemas já surgiram e foram enfrentados e que para conseguirmos ter as melhores decisões é importante cativar a serenidade.

- Aproveite para organizar suas coisas - Seja arrumar a casa, tirar roupas que não usa do armário, dar uma geral no celular. Aproveite o tempo que você sempre reclama em não ter.

- Mantenha "contato" com pessoas - Converse com as pessoas que você gosta, mas nesse momento somente através da tecnologia, pessoalmente não pode!

A tecnologia vai com certeza nos ajudar a passar esse momento difícil, use-a para o bem, divulgue informações com fontes seguras e transmita palavras de motivação e conforto aos que precisam, seja a fortaleza de quem está enfraquecido.

Recomendações:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;

- Quando não puder lavar as mãos utilize álcool em gel (70%);

- Evite contato físico, nada de beijo, abraço ou aperto de mão;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal;

- Evite aglomerações;

- Fique em casa, saia somente se for extremamente necessário;

- Cubra o rosto com o braço ao tossir ou espirrar;

- Mantenha higiene constante nas superfícies em casa;

- Ajude a conscientizar a todos que você conhece através das redes sociais.

Nesse momento se faz essencialmente importante cuidar de si, isso porque ao manter seus hábitos de higiene, evitando contato físico e aglomerações você automaticamente passa a cuidar do próximo. Previna-se, assim você cuida de quem você ama.


Joyce de Almeida Cruz

Psicóloga Clínica

CRP 12/11350

(47) 99905 2536 - whatsapp

Joyce.cruz.5473 - instagram



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina