Saúde Mental

VITIMIZAÇÃO

Por Joyce de Almeida Cruz

Todos nós em algum momento já nos colocamos numa posição de vítima para nos sentirmos melhor com alguma coisa que aconteceu, seja pra se esquivar da culpa, ou ainda para atribuir a culpa outrem. Porém existem pessoas viciadas nesse comportamento, e funcionam o tempo todo nesse movimento de vitimização e reclamam de tudo o tempo todo. 

Quem gosta de ficar perto de alguém que só reclama? Quem gosta de estar perto de alguém que se faz de vítima o tempo todo?

Isso é sério, ninguém aguenta ficar perto de alguém que só reclama o tempo todo e se coloca numa situação de vítima para tudo. Pense nas pessoas a sua volta, tem alguém que se comporte assim? Você se comporta assim? Porque se você é a pessoa "reclamona e vítima da vida" provavelmente as pessoas devem estar se afastando de você, e você ainda não se deu conta disso.

O complicado é que a pessoa que está nesse funcionamento não percebe que isso acontece; esse comportamento não aparece do dia pra noite e sim é construído ao longo de anos. Essa forma de encarar a vida e os problemas leva a um olhar pessimista sobre a própria vida, a pessoa passa a viver num constante de desesperança. Assim, acreditando que sempre dará tudo errado e automaticamente perpetua o comportamento de responsabilizar o outro por tudo e se isentar das responsabilidades em todas as situações.

A pessoa que se coloca nessa posição acaba ganhando atenção dos outros por se colocar na condição de coitadinho, e em muitas vezes ao invés de serem estimulados a modificar esse posicionamento acabam se consolando com a sensibilização do outro e acreditam que são mesmo as vítimas da vida. Geralmente agem com discurso de lamentações contínuas, o que acaba mobilizando os outros a se compadecerem por elas, e assim acabam conseguindo com que os outros lhe ajudem com o problema, ou então que lhes confortem, acreditem e reforcem seu vitimismo.

Reflita: Eu assumo as responsabilidades da minha vida?

Assuma as responsabilidades sobre a própria vida, afinal a mudança de sua realidade e especialmente de atitudes, é tarefa exclusivamente sua e ninguém poderá mudar por você. Assuma as rédeas de sua vida, seja protagonista, seja criador da própria história. Problemas todos nós teremos, a diferença está em como enfrentamos cada um deles.

Lembrem-se, todos nós possuímos os recursos necessários para lidar com as mais variadas situações da vida, basta acreditarmos nisso e termos coragem o suficiente para assumirmos essa potência que já está dentro de cada um nós.



linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina