Educação Ambiental

Alunos do José Arantes promovem Dia D sobre conscientização socioambiental

Ação foi organizada por professores de Filosofia e Química e executada por estudantes dos Terceirões

Conscientização ambiental: com essa finalidade, os alunos dos terceiros anos da escola estadual Professor José Arantes, de Camboriú, realizaram na manhã desta quinta-feira (08), uma ação com trabalhos para apreciação dos demais alunos e funcionários da escola.

A ação, coordenada pelos professores Francisco Alexandre (Filosofia) e Jhonatan Marques (Química) trouxe a quadra esportiva da escola vários exemplos de atitudes sustentáveis, para serem aplicadas no ambiente escolar e também em casa, no dia a dia. Um exemplo apresentado pela turma 301 foi da reutilização de copos, com o objetivo de eliminar o uso de copinhos descartáveis do ambiente escolar. Para isso, alguns alunos se mobilizaram e adquiriram alguns copos reutilizáveis. A ideia é que os alunos tragam seu copo de casa, evitando o consumo dos copinhos descartáveis. Outra atitude incentivada na ação é o uso de canudinhos de alumínio, ao invés dos canudos de plástico. "Temos que ter consciência que precisamos fazer ações que contribuam com o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade num todo", explica Tainá Aguiar, da turma 301. 




Ana Paula Petter, também da 301, se mostra preocupada com os problemas causados pela poluição. Para a estudante, a sociedade tem que se engajar para minimizar o impacto causado por anos descaso com o meio ambiente: "Precisamos diminuir o consumo de água, reciclar o lixo, pois Camboriú tem um programa de Coleta Seletiva, usar ecobags nas compras ao invés das sacolinhas descartáveis." Ana ainda ressalta que os maiores poluidores são as grandes indústrias, mas que "se cada um fizer sua parte, o prejuízo será menor", conclui. 

Entre os vários trabalhos expostos, muitos temas foram abordados: tempo de composição de resíduos, o impacto nas enchentes do lixo descartado de maneira irregular nas ruas, o exemplo que japoneses e africanos deixaram na Copa do Mundo de 2018 (recolhendo o lixo das arquibancadas), além de dicas de como recolher devidamente o óleo de cozinha e também o cabelo que se acumula nos ralos dos banheiros. 




Outra iniciativa que partiu dos alunos do José Arantes é a busca de parceria para instalação de lixeiras para coleta seletiva, o que ajudaria muito na reciclagem, segundo os estudantes. O Dia D de Conscientização Ambiental será apresentado em outra data para os alunos dos períodos vespertino e noturno. 





linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina