Inauguração

Colégio Recriarte inaugura o Espaço Solar

Novo ambiente proporciona aos alunos contato com a natureza e o desenvolvimento de atividades mais descontraídas.

Por Nicolle Prado

"Rodas de conversa, lanches coletivos, horta, práticas esportivas, aulas mais prazerosas, ou simplesmente uma reforçada na melanina no horário do lanche estarão à sua disposição todos os dias". Com essas palavras Augusto Servelin, diretor e proprietário do Colégio Recriarte, inaugurou o "Espaço Solar" na manhã da última sexta-feira, 11.

O Espaço Solar vem sendo desenvolvido nos últimos dois meses. Anteriormente, o local era um telhado, mas já possuía as estruturas necessárias para a criação ambiente. "Nós tínhamos esse espaço aqui, que tinha estrutura, e juntando ideias dos professores, dos alunos e da administração, chegamos a esse local tão lindo", conta Rita Servelin, diretora do Recriarte.

O espaço conta com um piso polido rodeado de bancos, cesta de basquete, horta, grama artificial, ambiente coberto, e futuramente contará com um baú de livros. Tudo isso tem como objetivo proporcionar aos alunos mais descontração, prazer e relaxamento.

Há cerca de duas semanas que o local já está sendo usado para a realização de projetos. As crianças do integral comeram melancia, e assim, realizaram a plantação das sementes e acompanhamento da germinação da planta. Além disso, os alunos realizaram o experimento de chocar ovos de galinha em um ambiente específico feito por eles mesmos, e puderam acompanhar o desenvolvimento até o momento em que os pintinhos nasceram.

A horta criada no espaço proporcionou às crianças uma alimentação mais saudável, pois alguns ingredientes são plantados e colhidos no local, sem a presença de agrotóxicos ou fertilizantes. "Cada um deles plantou um pé diferente, então eles participaram do processo. Também plantamos tempero para que a cozinheira venha, recolha e utilize no almoço das crianças. Há chás, quando eles têm dor, viemos aqui, colhemos e fazemos um chazinho", comenta Augusto.

A professora Djenn Souza Piccoloto trabalha no colégio há quatorze anos, e conta que esse espaço vem sendo desejado há bastante tempo pelos professores para a realização das atividades ao ar livre, pois antes, os alunos teriam que ser levados aos parques ou praças do município, o que causava um certo tipo de preocupação devido a segurança. "Agora perfeito, a gente só sobe a escada e desenvolve as atividades aqui mesmo", acrescenta. Rita Servelin também conta que o projeto do local vinha sendo sonhado desde os primeiros passos do Recriarte, já que sabiam da necessidade das crianças de correrem, brincarem e ficarem no sol, mas que a questão da segurança era primordial. Agora com o Espaço Solar, Rita diz "Me sinto muito feliz vendo quanto os alunos aproveitam, correm, se movimento o tempo. Me sinto orgulhosa."

Aluna do colégio desde o segundo ano do primário, Maria Eduarda Tavares se sente muito grata em acompanhar o desenvolvimento da escola. A aluna do terceiro ano conta que já realizaram algumas aulas no novo ambiente e que a experiência foi muito relaxante, por estar em contato com o sol e a natureza em geral. "Torna um ensino muito mais integrativo, muito mais humano, é muito bom isso", afirma Maria Eduarda.

A inauguração do Espaço Solar contou com uma solenidade, onde foi apresentado oficialmente o local aos alunos, professores e as principais autoridades do município de Camboriú que estavam presentes. O diretor, Augusto Servelin, enfatizou que essa melhoria só foi possível devido a dedicação e a sugestão dos alunos e professores que estiveram presentes em cada etapa do desenvolvimento do local. "Como pai, sei da importância dos nossos filhos poderem realizar atividades ao ar livre, como administrador sei da satisfação de oferecer aos nossos alunos 700 metros quadrados de felicidade todos os dias. Usem com responsabilidade", diz.

A cerimônia contou com apresentações de dança do grupo do Recriarte e também do aluno Henry Hames , finalista do Canta Camboriú. Ao final da solenidade, foram distribuídos espetinhos de frutas a fim de celebrar a nova fase no ensino do Colégio Recriarte. "A presença de vocês nessa inauguração muito nos alegra porque quando realizamos nossos sonhos gostamos de ter ao nosso lado aqueles que compartilham conosco a esperança de dias melhores, quanto aos dias melhores, tenho certeza que eles virão. Futuro está nas mãos de vocês, e vocês são sim, os melhores. Isso tudo é pra vocês." finalizou Augusto.







linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina