Informe Visão

Colégio Visão busca soluções educacionais tecnológicas na Europa

Representantes irão acompanhar desenvolvimento do Bot Olympics, em Portugal, para trazer hackathon de Robótica a Camboriú

O diretor do Colégio Visão Camboriú, Carlos Roberto Linhares, e a equipe de projetos viajarão até Coimbra, em Portugal, para conhecer a competição de robótica Bot Olympics, entre 13 e 16 de fevereiro. O evento educativo busca divulgar projetos de robótica num hackathon, que reúne programadores em três provas simultâneas - divididas entre categorias de estudantes dos níveis de Ensino Superior, Médio e Básico. Desde a primeira edição, em 2015, o Bot Olympics superou a marca de 400 participantes e premiou mais de 130 projetos.

A diretora pedagógica e neuropsicopedagoga, Raquel Lazzarotto Linhares, explica que o convite para prestigiar o evento veio após apresentação de projetos sustentáveis produzidos por alunos do Colégio Visão, como um guindaste de eletroímãs e uma mão mecânica que reproduz a Língua Brasileira dos Sinais (Libras). "Fomos convidados a conhecer a logística da competição, com o objetivo de trazer para o Brasil e colocar em prática já no próximo ano", declara Raquel. 

Robótica 


A disciplina Robótica Educacional foi instituída na grade curricular do Colégio há cinco anos. A diretora pedagógica conta que, desde então, os alunos são incentivados a recolher materiais reutilizáveis para transformá-los em soluções tecnológicas. "Isso permite que as crianças desenvolvam competências que para muitos ainda parecem coisa do futuro, como o reaproveitamento de resíduos e o uso da inovação tecnológica para resolver problemas da sociedade. O convite para ir até Portugal reforça nossa visão de que são competências do presente, que nossas crianças precisam desenvolver hoje porque o mundo já está exigindo", comenta. 

Em novembro de 2019, o Colégio Visão expôs cerca de 30 projetos na Mostra de Robótica Sustentável, realizada no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, no centro de Camboriú. Quem visitou a exposição conheceu diversos robôs educativos, como um navio que explica o Código Morse - uma forma de comunicação baseada em sinais intermitentes.

Volta às aulas

As aulas deste ano letivo no Colégio Visão iniciam na quinta-feira, dia 6 de fevereiro, para todos os estudantes - do Nível I ao 3º ano do Ensino Médio. Até lá, cerca de 100 crianças participam de atividades educativas na Colônia de Férias. As listas dos materiais escolares de cada turma estão disponíveis nas redes sociais da escola. 




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina