Informe Visão

Colégio Visão Camboriú estimula a educação financeira em alunos

Crianças estudam sistema monetário e participam de atividades em mercados improvisados e reais. Escola desenvolverá projeto com atividades pedagógicas e interdisciplinares em 2020

Aprender a poupar, entender o valor dos bens de consumo e compreender investimentos que terão reflexo no futuro são uma realidade no ensino das crianças do Colégio Visão Camboriú. A unidade de ensino estimula atividades pedagógicas sobre educação financeira. Os alunos participam de dinâmicas em mercados improvisados e estabelecimentos do município, onde realizam compras de produtos reais e também aprendem sobre sistema monetário. 

Para a diretora pedagógica e neuropsicopedagoga, Raquel Lazzarotto Linhares, apesar da educação financeira parecer ser um tema novo, ele precisa ser introduzido o quanto antes para educar uma sociedade habituada a imediatismo e endividamentos. "É importante que as pessoas saibam gastar e poupar de forma equilibrada. Durante o processo de alfabetização a criança desenvolve maior conhecimento matemático e é capaz de realizar operações, por isso estimulamos essas atividades. Ensiná-los a comprar pipoca no cinema, produtos no mercado com o auxílio de um responsável, entre outros exemplos, são maneiras de ajudá-los a criar um relacionamento saudável com o dinheiro", declara.

A educação financeira é implementada em algumas escolas do país a partir de estudos do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). O assunto é trabalhado de forma transversal, sempre dialogando com outras disciplinas. O objetivo do Colégio Visão não é manter a educação financeira apenas nas aulas de matemática. Em 2020, a unidade de ensino desenvolverá um projeto anual com atividades pedagógicas a partir da Educação Infantil e de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental e Médio. Os trabalhos serão realizados durante o primeiro semestre e estendidos ao projeto de empreendedorismo previsto para o segundo semestre.





linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina