Bombeiros de Camboriú

Curso Básico de Atendimento à Emergência forma 85 participantes

Os alunos participaram de duas semanas de cursos instruídos pelos bombeiros do município.

por Nicolle Prado

O Corpo de Bombeiros Militar de Camboriú formou nesta sexta-feira, 30, cidadãos participantes do Curso Básico de Atendimento à Emergência. A solenidade aconteceu às 19h30, na Câmara Municipal de Vereadores.

O Curso Básico de Atendimento à Emergência (CBAE) possui três turmas por ano, com cerca de 40 alunos. Este ano, foram no total 85 alunos que tiveram 40 horas aulas durante duas semanas, entre os meses de abril a junho.

O objetivo da capacitação é promover a aptidão da comunidade em reconhecer riscos e atuar de forma correta, segura e eficiente em situações de emergência. "Para pequenas ocorrências, eles já conseguem resolver ou pelo menos, diminuir o dano logo no início", afirma o comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar, o 1º Tenente Walter Neto.

Os formandos recebem o título de Agentes Comunitários de Proteção Civil Nível 1. Com o curso, os membros se tornam capacitados a disseminar e executar os conhecimentos básico de emergência. "O curso é bem bacana, a gente acaba tendo mais noção do que fazer e de como ajudar as pessoas em situações de risco", comenta o formando Luiz Batista Junior, de 35 anos.

Neste ano, a terceira turma foi composta apenas por professores da Rede Pública Municipal de Ensino. A finalidade de oferece-lo para os funcionários da educação é a de prezar cada vez mais pela segurança e bem-estar das crianças e adolescentes nas escolas. Cleuza Araújo de Jesus dos Santos, é monitora da Centro de Educação Infantil (CEI) Euripedes Paula da Silva, e uma das capacitadas. Para ela, foi muito gratificante ter participado do CBAE, pois com o aprendizado, agora estará mais preparada para atender as crianças em sala de aula.

As aulas foram instruídas pelos bombeiros 1° Tenente Neto, 3° Sargento Ribeiro, Cabo Jucelio, e Cabo Brandl. Durante as duas semanas, os alunos aprenderam com eles noções de primeiros socorros, extinção de incêndios, sistemas preventivos contra incêndios, percepção e gestão de risco e atuação inicial em acidentes.

Na solenidade de formatura foram entregues pelos bombeiros militar e pelos padrinhos o certificado de conclusão do curso. Além disso, a capacitação é um dos pré-requisitos para realizar o Curso de Formação de Bombeiros Comunitários.

O CBAE é gratuito e para participar é necessário acompanhar as redes sociais do 13º Batalhão de Bombeiros Militar, já que as informações e a inscrição são disponibilizadas anualmente através do Facebook e/ou Instagram.




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina