Proerd

Proerd forma 409 alunos dos 5º anos da rede pública de ensino

Em 2019, o programa da Polícia Militar formou 1.283 crianças em Camboriú

409 alunos se formaram no Proerd na última quarta-feira (27) / Foto: Bruna Gonçalves

"Proerd é o programa, Proerd é a solução", cantam em uníssono os alunos formandos do programa referentes ao 2º semestre de 2019. A solenidade de Formatura do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizada pela Polícia Militar de Camboriú, aconteceu na tarde da última quarta-feira (27), no qual foram formados 409 alunos de cinco escolas públicas do município.  

Neste ano, o Proerd completa 20 anos de história em Camboriú. Desde a sua implantação no ano de 1999, o programa já formou 20.863 crianças das redes públicas e particulares de ensino.

Durante o programa, os policiais instrutores realizam ações educacionais, que têm como objetivo ensinar os alunos temas de segurança pessoal para que assim, eles sejam capazes de resistir contra as drogas e violências durante a infância, adolescência e vida adulta. "Ao longo desses anos, a Polícia Militar e a comunidade obtiveram grande êxito nesta luta", discursou o Capitão PM Rafael Marcon, Comandante da 1ª Cia do 12º Batalhão de Polícia Militar.

Capitão PM Marcon, Comandante da 1ª Cia do 12º Batalhão de Polícia Militar/ Foto: Bruna Gonçalves

A solenidade foi realizada na sede dos Gideões Missionários de Última Hora, no centro de Camboriú. Os alunos formandos receberam o certificado de conclusão, juntamente com uma garrafinha squeeze com a logo do programa. Além disso, durante a cerimônia foram sorteados três bicicletas e diversas pelúcias do Daren, mascote do programa.

"Nós sabemos que essa luta não acaba nesta formatura, pelo contrário, ela se inicia aqui", conta o Capitão Marcon, e ainda acrescenta a importância dos pais em edificar esses ensinamentos em casa também, para que assim, os alunos possam crescer com sabedoria e responsabilidade em relação aos temas ensinados no programa.

Neste semestre, os 5º anos das escolas do Distrito Monte Alegre foram o alunos que finalizaram o programa, sendo elas: E.B.M Caic Jovem Ailor Lotério, C.E.M Aberlardo Torquato Rosa, E.B.M Professor Abalor Américo Madeira, E.E.B. Alcuíno Gonçalo Vieira, e E.B.M Domingos Fonseca.

No programa, os alunos também escreveram redações, onde puderam abordar o aprendizado dos temas adquiridos nestes meses. No total, foram 15 redações premiadas, uma delas foi a de Ana Ruti Pinheiro, estudante da Caic Jovem Ailor Lotério, que diz ter se dedicado bastante e gostou muito do período que o programa foi realizado na escola.

Além dos prêmios sorteados, as estrelas do evento foram o mascote do programa, o leão Daren e o cão farejador do K9 do batalhão de Balneário Camboriú, o Yanke.74

Yanke, o cão farejador do K9/ Foto: Bruna Gonçalves

O 3º Sargento Wolff é o mentor do Proerd em Camboriú há 16 anos. Para ele, o programa é de suma importância para o município, pois vem agregar na vida das crianças e adolescentes valores importantes e fundamentais para a formação do caráter do ser humano. "Fazer com que a crianças entendam que na vida temos que fazer escolhas, e entre essas escolhas existem escolhas positivas e negativas, por isso é importante ensiná-las a pensar antes de agir ou tomar uma decisão, para que não venha fazer as escolhas erradas.", finaliza o mentor.

3º Sgt Wolff, mentor do Proerd em Camboriú/ Foto: Bruna Gonçalves






linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina