Tecnologia

Apps e jogos esportivos de smartphones que conquistaram o público brasileiro


O Brasil é reconhecido internacionalmente como o país do futebol e tem um público consumidor muito assíduo nas plataformas digitais desse esporte. Porém, O esporte brasileiro atravessa uma nova realidade e vai muito além da bola redonda.

Estatísticas comprovam que gradativamente o público tem se dividido em outras modalidades alternativas, tanto na prática quanto na audiência em transmissões via streaming - como basquete (NBA), futebol americano (NFL), poker e eSports.


Com base em números de fãs e audiência, logo abaixo estão algumas das plataformas de streaming e app de jogos que estão entre os preferidos dos brasileiros.

Twitch TV - Android e iPhone (iOS)

A Twitch TV é uma importante plataforma de vídeo ao vivo gratuita e é voltada principalmente para jogos online. Apresentando o trabalho de milhões de streamers espalhados pelo mundo, competições de eSports e conteúdo criativo, a Twitch TV cresceu rapidamente para se transformar em um dos canais mais populares para assistir aos jogos.

"A Twitch tem uma enorme base de fãs apaixonada por esportes eletrônicos e que escolhem assistir a eventos de uma maneira compartilhada, alavancada pela interação do bate-papo", afirma Justin Dellario, diretor de programas de eSports da Twitch.

No ano passado, foram mais de 434 bilhões de minutos assistidos na plataforma. Além disso, cerca de três milhões de streamers ativos mensalmente marcaram presença em 2018.

NBA League Pass - Android e iPhone (iOS)

Segundo dados do IBOPE Repucom, 21 milhões brasileiros (cerca de 10% da população brasileira) se declaram fãs da NBA. Para se ter uma ideia, o público da principal liga de basquete do mundo cresceu 17% entre 2016 e 2017.

NBA League Pass é um aplicativo que transmite todos os jogos da temporada da liga e ainda conta com transmissão de jogos clássicos e conteúdos exclusivos. Segundo Rodrigo Vicentini, diretor comercial da NBA no Brasil, o número de downloads do app NBA League Pass cresceu 219% nos últimos três anos.

"A NBA deverá levar em conta as peculiaridades do público local e estar ciente de que o fã do esporte no Brasil está cada vez mais interessado em produtos de qualidade, eventos de alto nível e experiências impactantes", afirma Vicentini.

NFL Challenge - Android e iPhone (iOS)

Segundo a Global Index Web, quase 20 milhões brasileiros são fãs da NFL, principal liga de futebol americano do mundo. Fora dos Estados Unidos, somente o México vence o Brasil em número de fãs da liga.

No ano passado, levando em conta a alta demanda no país, a NFL Brasil lançou o NFL Challenge. O app é um fantasy game, nos moldes do tradicional Cartola FC, e foi produzido exclusivamente para o público brasileiro.

"O futebol americano é um fenômeno que não pode ser descartado", comenta Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva.

Betway Casino (Vídeo Poker Online) - Android e iPhone (iOS)

Praticado por mais de oito milhões de brasileiros, o poker nacional ganhou o mundo e é uma opção de careira para várias pessoas. Para se ter uma ideia, o Brasil foi o país que teve mais campeões na última edição do Campeonato Mundial de Poker Online - foram 23 títulos.

Um dos jogos de cartas mais renomados internacionalmente é o vídeo poker online. Disponível no Brasil em diversas plataformas, como por exemplo no portal da Betway Casino, em que há uma seção e tutoriais exclusivamente dedicados ao vídeo poker, ele é ideal para quem gosta de interface moderna e variadas estratégias envolvidas.

"O poker é um esporte mental, mas, também é um esporte muito divertido, um entretenimento muito gostoso de praticar, um evento social, uma forma de reunir amigos", comenta Uelton Lima, presidente da Confederação Brasileira de Texas Hold'em.

Watch ESPN - Android e iPhone (iOS)

O Watch ESPN é sem dúvida um dos melhores aplicativos do gênero no Brasil. Além de transmitir todos jogos da Premier League (principal liga de futebol do mundo), o app disponibiliza partidas das quatro principais ligas de esportes americanos quase que diariamente - NBA, NFL, NHL e MLB.

Na edição do último Super Bowl (grande final do futebol americano), que aconteceu no início de fevereiro deste ano, a ESPN atingiu o primeiro lugar na TV paga durante o evento. No Watch Espn, a audiência foi 40% maior em relação ao Super Bowl do ano passado.

De acordo com German Hartenstein, diretor-geral dos canais ESPN no Brasil, o aumento de audiência no digital e na TV acentua o comportamento de consumo multiplataforma dos fãs de esportes no país. "Estatísticas comprovam que as plataformas agem de um jeito complementar e não excludentes", destaca Hartenstein.












linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina