A história do bombeiro que se prepara para cumprir a promessa de participar do Ironman Brasil, o maior circuito de triathlon do mundo.

'O esporte me curou'

Por Alan Vignoli.

05 de outubro. Há uns cinco anos essa data não representaria nada para o bombeiro e vigilante Paulo Barizon, 36 anos, além daquele misto de ansiedade e expectativa que rondam as vésperas de um aniversário. Agora ele tem um peso quase místico na sua vida: foi nesse dia que ele iniciou a luta contra o câncer e operou um linfoma recém-descoberto. Foi nesse dia também que Paulo travou uma promessa para si mesmo. "Se eu me curar, irei correr uma meia maratona, uma ultramaratona, realizar um desafio militar e um Ironman". Anos depois, foi em 05 de outubro que o bombeiro recebeu um presente especial.

A promessa marcou um desses momentos da vida que ficam registrados para sempre. Os amigos de Paulo não conseguiram disfarçar o ar de incredulidade, mas admiraram a coragem dele. Quando se tem um câncer você aprende a ter coragem diariamente.

Paulo, que sempre manteve um porte atlético de quem lutava jiu-jitsu desde a infância e jogava futebol, exibia agora um corpo magro e frágil no hospital. "A gente só quer que você respire, o resto a gente faz por você", chegou a ouvir de amigos e familiares mais próximos. A partir daí tudo mudou. Ele enfrentou o tratamento e fugiu dos olhares de piedade das pessoas que sentenciavam sua morte. Largou o emprego em Londrina, no Paraná, alugou sua moradia e deixou para trás a ignorância daqueles que se afastaram por achar que ele tinha uma doença contagiosa. Ao visitar Balneário Camboriú, encontrou na cidade um lar.

E o esporte se tornou um protagonista na sua vida. "Ao começar a correr, fui criando uma força interior. Ganhei mais autoestima e resistência para seguir em frente. O esporte me curou", conta Paulo, relembrando que, no início, ao correr os caroços no corpo se movimentavam como uma forma de relembrar sua luta diária. "Eu entendia que não podia parar, era preciso vencer aquilo. A única pessoa que poderia me derrubar era eu mesmo", relata o vigilante, que sempre realizou atividades com autorização médica.

 Logo que se recuperou, decidiu começar a cumprir a promessa. Já em 2015, realizou uma meia maratona (21 km), depois correu uma ultramaratona (49 km) e cumpriu as três etapas do Desafio Braves, uma corrida com obstáculos baseada em treinamentos militares. Agora Paulo se prepara para um dos mais importantes desafios de sua vida, o Ironman 2019, que é o maior circuito de Triathlon do mundo, composto por 1.9km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1km de corrida.  

O atleta pensava em fazer a prova, mas ainda não tinha uma data definida. Então no dia 05 de outubro de 2018, a Damiana, namorada dele, presenteou-o com a inscrição para o desafio. "Ela não sabia que minha cirurgia e a promessa tinham sido feitas nessa data. Eu acredito que nada é por acaso, tudo tem um propósito", comenta Paulo durante uma conversa após um treino na XBM Funcional, em Camboriú.

 A entrevista com ele foi realizada num dia típico e ensolarado de verão. Ao acompanhar o treino, que alternava exercício aeróbicos e de levantamento de peso, ficava claro o quanto Paulo dava o melhor de si. "A corrida de ontem me deixou cansado, hoje está mais difícil", justificou ao professor Bruno de Almeida, profissional de Educação Física e sócio-proprietário da XBM Funcional.

Assim que conheceu Damiana, o bombeiro também foi apresentado a um grupo de corrida que Bruno e o também professor e sócio da XBM, Marcelo da Silva, orientavam. Ali fez amizades e escolheu os profissionais que iriam lhe preparar para a prova mais desafiadora da sua vida, agendada para o dia 28 de abril.

Segundo Bruno, a atividade física com orientação profissional é essencial para a conquista e manutenção da saúde. "Eu costumo falar para todos os nossos alunos que nosso corpo é como uma planta. Então se tu a cultivar ela vai ter vida, crescer e ser saudável. A prática de atividade física, aliada a uma boa alimentação, proporciona uma vida mais saudável, cultiva o nosso corpo, mantem ele forte, libera hormônios da felicidade e é essencial para a longevidade. Qualquer atividade física vai te trazer mais vida", explica.

Já Paulo acredita que o esporte é um ponto de equilíbrio na vida, que se completa estando ao lado das pessoas que te amam, apoiam e valorizam. "O esporte se tornou uma filosofia de vida para mim. Traz cura, me relaxa é a base da minha da minha vida. É uma das coisas que mais me ajuda a sempre prosseguir", revela.

A entrevista completa em vídeo pode ser acessada no canal da XBM do You Tube. A XBM Funcional está localizada na Rua São Paulo, nº 256, no bairro Centro e é possível agendar uma aula experimental gratuita no direct do Instagram @xbmfuncional, ou pelo WhatsApp (47) 9 9977-9272.





linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina