O sucesso feminino no mercado de trabalho

O mercado de trabalho tem sido, historicamente, um espaço onde a desigualdade de gênero é bem visível. 
Apenas há alguns anos começamos a ver as mulheres a serem aceite e validadas em determinados mercados de trabalho, sendo que, mesmo depois de o terem sido, a desigualdade salarial continuou a ser visível.


Os movimentos feministas da modernidade e o debate em torno das questões da equidade fazem, no entanto, com que comecemos a assistir a verdadeiras histórias de sucesso, mesmo em mercados de trabalho nos quais as mulheres não eram validadas.
Histórias de mulheres com salários atraentes, em mercados como o desportivo, o da gestão ou o da tecnologia começam, agora, a despontar.
Venha saber como as mulheres têm proliferado no mundo dos negócios e de quais as atividades nas quais elas mais se destacam atualmente.

As mulheres no desporto

O desporto foi, durante muitos anos, considerado um "meio de homens" e, mesmo depois de as competições começarem a ganhar expressão também no feminino, os salários dos atletas masculinos continuaram a ser significativamente mais altos do que o das mulheres.
Embora a desigualdade ainda exista, no entanto, atualmente as mulheres mais bem pagas do mundo do desporto contam uma história distinta, onde começam a destacar-se, não só os seus resultados, mas também os seus salários.
Altamente premiadas e com acordos de patrocínio e publicidade que geram milhões, algumas mulheres já se encontram com rendimentos quase equiparados aos dos homens, sendo o tênis uma das modalidades nas quais esta mudança é mais visível.


As mulheres na administração

Antigamente, quando se falava nas posições de tomada de decisão dentro de uma empresa, incluindo do recrutamento e da gestão executiva, eram homens que ocupavam esses lugares. 
Hoje em dia, as mulheres chegam a cargos de recursos humanos e têm consigo a responsabilidade de criar equipas de trabalho e de promover o bom relacionamento entre os trabalhadores da firma, fazendo uma verdadeira gestão de conflitos laborais.
Da mesma forma, cargos de direção executiva, de direção geral ou de CEO são ocupados cada vez mais por mulheres, que passam a ser responsáveis pela supervisão e coordenação empresarial de vários mercados em ascensão.
Estas mulheres recebem, por norma, salários melhores do que a média feminina para a realização destes trabalhos de responsabilidade.


As mulheres na saúde

A entrada das mulheres no mercado de saúde é histórica e, durante as guerras, o papel das enfermeiras foi particularmente destacado.
Ainda assim, durante muitos anos, alguns dos mercados de saúde, como a farmacêutica e a prática de medicina eram vedadas às mulheres.
Iniciando a jornada como médicas e farmacêuticas, as mulheres passara a ter um importante papel na administração de fármacos, passando a integrar novos contextos clínicos e ser capazes de agir, em primeira mão, no momento de salvar vidas.
Com estas novas responsabilidades, assistiu-se, também, ao aumento de mulheres bem pagas na área da saúde.


As mulheres na tecnologia

As tecnologias foram encaradas, no seu começo, como "coisa de rapaz" mas, hoje, esta realidade alterou-se e já não é raro que uma mulher se torne, por exemplo, programadora de software.
O desenvolvimento da tecnologia faz-se hoje também no feminino, sendo este um dos mercados nos quais as mulheres são melhor pagas.




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina