III Fórum das Mulheres

Câmara de Camboriú realiza fórum para debater o enfrentamento à violência contra a mulher

A psicóloga Marina Corbetta e a delegada Patrícia Zimmermann D'Ávila farão as palestras da noite.

Registro do 2º Encontro de Mulheres, realizado em 2018. As vereadoras Jane Stefenn, Inalda do Carmo e Márcia Freitag ao lado da jornalista Silvia Mendes e a bacharel em Direito Natália Garcia

O tema "enfrentamento à violência contra a mulher" dará norte as discussões do III Fórum das Mulheres, que será realizado pela Câmara de Vereadores de Camboriú no dia 9 de outubro (quarta-feira). A psicóloga Marina Corbetta Benedet, doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falará sobre aspectos psicossociais e rede de apoio. O evento é gratuito e toda a comunidade está convidada a participar.

  A 3ª edição do fórum contará ainda com uma palestra sobre sinais da violência, compreensão do silêncio das vítimas e procedimentos a se adotar na procura por ajuda. A fala será feita pela delegada Patrícia Maria Zimmermann D'Ávila, responsável pelas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, Mulher e ao Idoso (DPCAMI) do Estado. 

  "A Câmara de Vereadores é representante legítima da comunidade, é onde se desenvolvem políticas públicas com foco no interesse da população. Toda vez que você traz a experiência, você coloca a pessoa na condição de igualdade. Por isso este evento é tão significativo. O Fórum das Mulheres dará condição para que as mulheres se empoderem e busquem alternativas para se desvencilhar de casos de violência", compartilha a vereadora Márcia Freitag. 

  As cantoras Julia Meschke e Suelen Laurenço, acompanhadas do músico Felipe Ponte, ficarão responsáveis pela abertura do evento. Eles apresentarão covers de Elba Ramalho, Marisa Monte, Melim e Rita Lee. O evento ainda contará com apresentações de dança das alunas do Colégio Recriarte. Duas peças teatrais irão retratar cenas de violência contra a mulher baseadas em casos reais. Uma delas foi produzida pela atriz Ieda Maria e terá a participação de vereadores de Camboriú e assessores da Câmara. 

  "Por meio da encenação conseguiremos chamar a atenção da comunidade, principalmente para violências sofridas pelas mulheres e que, muitas vezes, passam despercebidas por conta da sociedade em que estamos inseridas. Além disso, a peça de teatro poderá servir como ápice de coragem para quem precisa de ajuda e uma forma de sensibilizar os participantes sobre essa dor", declara a vereadora Jane Stefenn, que estimulou a produção. 

Procuradoria da Mulher - As vereadoras de Camboriú apresentarão a Procuradoria Especial da Mulher, instituída no final de junho, durante o III Fórum das Mulheres. O setor visa proteger os direitos das mulheres e acolher as demandas sociais referentes à violência e discriminação. 

  "Muitas mulheres têm medo de denunciar, da repreensão ou até se sentem desconfortáveis com o ambiente de uma delegacia. A Procuradoria Especial é um ambiente mais leve e Camboriú precisa saber da importância desse espaço para o empoderamento das moradoras", analisa a vereadora Inalda do Carmo, que assumiu a função de procuradora especial no município. 

  Confira a programação completa: 

18h30min - Apresentação musical
19 horas - Abertura oficial
19h10min - Palestra com a psicóloga Marina Corbetta Benedet
19h40min - Apresentação teatral
20 horas - Apresentação de dança com Colégio Recriarte
20h10min - Palestra com a delegada Patrícia Maria Zimmermann D'Ávila
20h40min - Apresentação teatral com a equipe da Câmara de Vereadores
21 horas - Encerramento e café colonial 




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina