Emasa notifica Camboriú por rompimento no Parque Linear

28 Outubro 2018 16:00:00

Fucam diz que as escavações não interferem na captação de água e obras vão continuar

Foto: Divulgação/PMC

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) notificou extrajudicialmente na segunda-feira (22) a prefeitura de Camboriú devido a um rompimento da barragem, localizada na área que será destinada para o Parque Linear. Por causa desse rompimento, durante final de semana o nível do Rio Camboriú chegou a 1,24m - número considerado como estado de atenção pela EMASA. 

Na notificação, a autarquia solicitou também a imediata suspensão das escavações até o conserto e verificação conjunta dos problemas no funcionamento. "O Parque Linear é um local de reserva de água, que é uma obra projetada e executada exclusivamente por Camboriú. Porém esse serviço executado por eles desestruturou a barragem. Notificamos o município, que nos garantiu que iriam parar com as escavações", comentou o diretor-geral da EMASA, Douglas Costa Beber.

Além das paralisações imediatas das escavações, a EMASA solicitou informações técnicas, que tragam elementos demonstrando a causa do rompimento, cronograma para reparo e todos os documentos técnicos do projeto Parque Linear.

Fucam garante que obra não interfere na captação de água

A presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha, afirma, no entanto, que as escavações da barragem não influenciam na captação de água e no abastecimento das cidades de Camboriú e Balneário. "Não é pertinente a EMASA. Uma vez que o parque e a área do lago não estão interligados com o Rio", informou à reportagem.

Segundo Liara as obras não vão parar e nesse momento a equipe avalia se realmente será feita a interligação da barragem com o Rio, como era previsto inicialmente no projeto. "Estamos avaliando agora a interligação ou não no futuro, isso que estamos monitorando e verificando o que precisa ser feito para a barragem", explicou.




linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina