Verão

Verão: a estação mais quente do ano pede cuidados especiais

O Linha Popular reuniu algumas dicas necessárias para você aproveitar o verão sem maiores preocupações

É importante redobrar os cuidados durante o verão

Sol, praia, piscina, férias, e lazer. A época mais quente do ano traz oportunidades de novos passeios e entretenimento, mas para aproveitar os dias de verão são necessário alguns cuidados básicos para que a diversão não acabe ou seja prejudicial.  

A alimentação é o ponto chave para o bem-estar neste período. Com as férias, alguns deslizes podem ocorrer, mas é importante buscar alimentos mais leves e não tão gordurosos. Isso, porque com as temperaturas mais altas, o nosso corpo tende a aumentar a circulação sanguínea. Com o aumento do fluxo de sangue, se comemos mais, mais sangue é enviado ao estômago, assim, nos sentimos mais cansados e sonolentos.

Outro ponto importante é a hidratação. No verão, a produção de suor aumenta, por isso, a quantidade de água ingerida deve ser maior, para que assim, a temperatura corporal seja regular. Em passeios, praias e principalmente momento em que estará exposição ao sol, é necessário ter sempre uma garrafinha de água. Uma dica interessante é consumir alimentos que possuem uma quantidade maior de água, como melancia, tomate, melão e abacaxi.

Nesta estação, os raios UVA e UVB são mais intensos, por isso, é necessário o uso obrigatório do protetor solar. O fator de proteção varia de acordo com a sensibilidade de cada pele, mas no verão, o mínimo deve ser de 30FPS. A aplicação deve ser feita com, pelo menos, 15 minutos antes da exposição ao sol, sendo reaplicado a cada duas horas.

Na região litorânea é bem comum as pessoas contraírem viroses, principalmente durante o verão. Os sintomas variam desde febre, mal-estar, dores no corpo ou até vômito e diarreia. Por isso, é necessário estar atento redobrar os cuidados com a higiene, a fim de prevenir o contato com a doença, buscando sempre lavar as mãos, consumir alimentos de qualidade e conservação adequada, e beber bastante líquidos.  

Na praia, famílias com crianças devem atentar-se aos cuidados com identificação dos pequenos. Com o fluxo de pessoas, é muito fácil se distrair e desencontrar às crianças, por isso, os pais devem sempre colocar uma pulseirinha com os dados necessários, como nome, telefone e endereço.


linhapopular sim




Logo branca.png

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina