SAÚDE

​Centro de Testagem de Covid-19 em novo endereço divide opiniões
A realização de testes da doença agora será realizada na Unidade Básica de Saúde do Centro de Camboriú




Centro de Testagem na manhã desta terça-feira (28). / Foto: Nicolle Prado

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro passa a receber o Centro de Testagem de Covid-19 de Camboriú a partir desta segunda-feira (27). A mudança aconteceu por conta do espaço, pois antes, o Centro de Testagem estava localizado aos fundos Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC), e com o aumento de casos, os testes passaram a ser realizado dentro do Hospital. 
A Diretora de Vigilância Epidemiológica, Josiane Farias, conta que o espaço no HCC estava muito restrito e pequeno, o que levou a Vigilância a tirar o Centro do local para melhorar o fluxo e conseguirem abrir mais salas de testagem.  
A demanda de cidadãos que buscam de o teste continua alta. Na manhã desta segunda-feira, alguns pacientes estavam em frente do local para realizar a testagem. Josi conta que até as 11h já haviam distribuído 90 senhas. “O espaço é a principal diferença, conseguimos nos organizar melhor para atender o fluxo de pacientes que só tende a crescer”, conta. 

Para esse melhor atendimento, a Unidade foi transferida para junto da UBS do Bairro Areias, localizada na Rua Belo Horizonte. Além disso, o novo espaço possui quatro salas para coleta. 
Quem sentir os sintomas da doença, deve primeiramente se encaminhar a uma Unidade de Saúde ou ao HCC para realizar o atendimento médico, caso os sintomas sejam mesmo compatíveis com o coronavírus, o médico dará uma requisição para que a testagem seja realizada. Com a requisição, a pessoa deve agendar a data correta, de acordo com os dias de sintomas, via telefone ou whatsapp, e em seguida, ir até o Centro de Testagem para retirar uma senha e aguardar a realização do teste rápido ou do PCR. 
Com sintomas desde o último sábado, Felipe Pereira comenta que já fez alguns testes rápidos na empresa que trabalha como pintor, mas que todos deram negativo. Agora, passou por uma avaliação médica e teve que se encaminhar ao centro de testagem para realizar o PCR. Ele conta que não ficou sabendo que o centro tinha mudado de local, e que foi primeiro ao HCC. “Achei desnecessário. O Hospital é maior, parece que eles mudaram porque é época de eleição e querem mostrar serviço”, diz o paciente. 
Alcinéia Bernardes de Souza discorda. Para ela, o ambiente ficou muito melhor na unidade básica, pois fica como um lugar único para a testagem do coronavírus. Alcinéia foi levar a filha, de 18 anos, que está com sintomas de segunda-feira, para realizar o teste, mas quando chegou ao centro nesta terça-feira (28), se deparou com um grande número de pessoas na fila. “O atendimento está bem lento, mas o jeito é esperar”, comenta. 
O Centro de Testagem funcionará na Unidade Básica Saúde (UBS) Central, localizado na Rua João Moraes, 341, e o horário de funcionamento é das 08 às 18h.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






SAÚDE  |  31/07/2020 - 18h