GERAL

​Violência contra a mulher e relacionamentos abusivos são temas de duas lives nesta semana
Transmissões visam ajudar outras mulheres a identificarem relacionamentos abusivos e também a evitar que sejam vítimas de violência doméstica





Recentemente, Camboriú registrou mais um caso de feminicídio. Leonice Alexandrina Teixeira, funcionária da rede municipal de ensino, foi morta por seu marido, ao tentar sair de casa. Com a pandemia, o número de casos de violência doméstica aumentou. Nesse contexto, duas lives abordaram o tema nesta semana, com o objetivo de ajudar as mulheres que passam por essa situação, e também a evitar que outras sofram esse tipo de violência.

A primeira live será nesta quarta-feira (29), às 19h, através da plataforma de reuniões Google Meet. O evento é uma iniciativa de duas psicólogas da região, Ana Cristina Moter Pereira, pós-graduada em Psicologia Educacional e Terapia Cognitivo-Comportamental, e Tarissa Nicolodi, que trabalha com foco em relacionamento e é especialista em sexualidade.


A pauta será Relacionamentos Abusivos, e serão debatidos assuntos como: como identificar se está em um relacionamento abusivo, como buscar ajuda, como sair desse relacionamento com segurança e também sobre feminicídio.

“Nesta live, vamos falar sobre as características do relacionamento abusivo. Muitas mulheres e crianças estão passando por momentos difíceis dentro de suas casas”, explica as mediadoras. A ideia para a transmissão surgiu após o feminicídio de Leonice, a partir disso, Ana e Tarissa resolveram realizar a live para conversas sobre o assunto e ajudar outras mulheres a não passaram por essa mesma situação e serem vítimas de violência doméstica.

O evento é gratuito, porém com vagas limitadas. Quem desejar participar, deve preencher um formulário com seus dados para receber o convite em seu e-mai. O link para se inscrever é: tinyurl.com/liverelacionamentoabusivo

Na sexta-feira, dia 31 de julho, às 20h, as mulheres da Executiva do PT de Camboriú abordaram a temática “Violência conta a mulher”, em uma outra live, dessa vez, realizada no Facebook. A transmissão contará com a participação de diversas lideranças femininas de Santa Catarina, uma delas será a Pós-Doutora Miriam Pillar Grossi, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Miriam desenvolve pesquisas em redes nacionais e internacionais dos estudos de gênero, sexualidade e políticas públicas. Outra participação especial será a de Ariane Angioletti, advogada, vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, e também membro da Comissão Nacional do Conselho Federal da OAB e da Rede de combate à violência de gênero de São José.


Quem quiser participar, é só acessar o link às 20h do dia 31 de julho: www.facebook.com/flavia.desouzafernandes

Confira os outros nomes que estarão presentes debatendo o assunto nesta sexta-feira:

- Rosaura de Oliveira Rodrigues, médica e vereadora na cidade de Porto Belo pelo PT.

- Patricia Teixeira, Professora da Rede Estadual de Santa Catarina e Rede municipal de Itajaí. Diretora de Formação do SINTE, Regional de Itajaí e pré-candidata a vereadora pelo PT em Camboriú.

-Sandra Mara Santos Bergamo, Professora de Arte Plásticas e Visuais e Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTE) Regional Itajaí.

- Ana Paula Lima, Enfermeira e ex deputada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina por quatro mandatos seguidos pelo PT.

- Anna Julia Rodrigues, presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC) e Professora da Rede Estadual.

- Marisa Zanoni Fernandes, Professora e pré-candidata pelo PT em Balneário Camboríú.

- Elenira Oliveira Vilela, Professora, feminista, sindicalista e defensora da educação pública e dos direitos sociais e dos trabalhadores.

- Roselaine de Andrade Bones, Professora e participante da Executiva de Mulheres do PT Camboriú.

- Eliane Garin, Professora e participante da Executiva de Mulheres do PT Camboriú e representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTE) Regional Itajaí.

- Flávia Fernandes, Professora, Enfermeira e participante da Executiva de Mulheres do PT Camboriú e pré-candidata a vereadora por Camboriú este ano pelo PT.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






GERAL  |  03/08/2020 - 11h